ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

sábado, 22 de novembro de 2008

ੴ Sobre Colágeno - Saiba mais!!!

 Colágeno

Uma das grandes preocupações, principalmente das mulheres a partir dos 30 anos, é a diminuição da produção do colágeno pelo organismo. Pesquisas mostram que a partir dessa idade, o organismo começa a diminuir a produção dessa molécula. Aos 50 anos, o corpo só produz, em média, 35% do colágeno necessário. Acredita-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento.

Toda proteína é formada por uma cadeia de aminoácidos combinados entre si. Existem, ao todo, 28 tipos de aminoácidos, sendo que nove deles são classificados como essenciais, pois não são produzidos pelo organismo e, portanto, são provenientes da dieta alimentar. O organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme, com uma reposição diária de, aproximadamente, 1g por quilo de peso corporal. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, há diminuição da densidade dos ossos, as articulações e os ligamentos perdem a elasticidade e a força e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa.

Além disso, mais problemas surgem, como os cabelos que perdem o viço, pois diminui a espessura do fio capilar, e a pele que fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias.

Um estudo clínico do Medcin Instituto da Pele, em São Paulo, realizado durante dois meses, comprova que a ingestão diária de colágeno hidrolisado retarda o envelhecimento da pele e promove a hidratação, a firmeza e a elasticidade, características importantes para manutenção e integridade do tecido.

No estudo foram formados três grupos de mulheres entre 35 e 65 anos que participaram de um teste cego, por um período de 60 dias. Cada grupo recebeu diferentes dosagens diárias de Colágeno Hidrolisado Gelita®, sempre adicionado a um suco em pó comercial. O primeiro grupo recebeu 2 g de colágeno hidrolisado/dia, o segundo 5 g/dia e o terceiro apenas carboidrato (placebo).

Foram realizadas avaliações clínicas instrumentais no primeiro e último dia de pesquisa e, também, avaliações subjetivas, nos 30 e 60 dias. Foram considerados como parâmetros hidratação, firmeza e elasticidade, além de uma avaliação global do grau de envelhecimento facial. Para a análise subjetiva, todas as participantes responderam a um questionário padrão, no qual descreveram os sinais que observaram ou não com o tratamento.

A ingestão de 2g de colágeno hidrolisado, uma vez ao dia, proporcionou aumento em firmeza de 4,2% e, em elasticidade, de 8,5%. Para o grupo que consumiu 5g diárias de colágeno hidrolisado, tanto na análise clínica como na subjetiva, os resultados foram ainda melhores. Houve bom percentual de hidratação (17%) e números mais expressivos para a firmeza e elasticidade facial (5,5% e 10%, respectivamente).

O estudo concluiu, ao comparar os resultados obtidos na hidratação, firmeza e elasticidade, que o Colágeno Hidrolisado Gelita® apresenta grande potencial para os cuidados com a pele, por meio da ingestão de bebida com o produto, em uma única dose diária, e que o maior tempo de ingestão do produto pode levar a resultados ainda mais positivos.

O colágeno hidrolisado apresenta uma ampla variedade de aminoácidos, incluindo todos aqueles que são essenciais. A forma hidrolisada é resultante da quebra da proteína, o que torna os aminoácidos mais biodisponíveis, facilitando a absorção pelo organismo.

Do Blog: Texto informativo e explicativo, não serve como indicação para o consumo de colágeno. Converse com seu/sua médico, ele é o único profisional que pode receitar medicamentos para você, ainda mais se tiver restrições quanto a ingestão de determinados nutrientes. Fique atento, fique saudável!!!

Fonte do texto: Herbarium. Acesse o site - www.herbarium.com.br

Nenhum comentário: