ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

ੴ Dicas de congelamento dos alimentos - Simples e fáceis de fazer!!!


Regras de congelamento de alimentos

O que saber sobre o processo para manter os alimentos com qualidade e saborosos

  • O corre-corre do atribulado cotidiano faz com que seja necessário congelar muitos alimentos para facilitar a rotina. Nem todos os itens podem ser congelados e é importante ficar atento a essas restrições para não perder qualidades nutritivas. Além disso, algumas dicas são relevantes no quesito armazenamento, validade para consumo e temperatura.
  • Embutidos - como hambúrguer e salsicha -, peixes, refeições prontas, bolos, queijos, aves, suínos, ovinos, vegetais, frutas e carne bovina podem ser congelados, desde que em porções adequadas para o consumo. E atenção: carne bovina e aves cruas mantém sua qualidade por mais tempo do que se estivessem cozidas. 

  • Não é necessário lavar as carnes bovinas e aves antes de congelar e a embalagem ideal para a carne é o saco plástico ou de papel aderente, pois as folhas de alumínio são difíceis de soltar da carne congelada, além de ocasionarem ressecamento. Outra dica é não congelar carne recheada: alguns recheios duram menos tempo no congelador do que a carne. O ideal é recheá-la depois de descongelada.

Mais dicas de congelamento de alimentos

Regras de congelamento de alimentos

Maionese, molhos cremosos, saladas e banana não podem ficar no freezer

  • Na lista dos alimentos que não devem ser submetidos ao congelamento estão os enlatados. Se retirados da lata, porém, o processo pode ocorrer normalmente. Ovos com casca, maionese, molhos cremosos e alface também são proibidos.
  • No caso das frutas, todas podem ser congeladas inteiras ou cortadas, em forma de purê ou suco, devendo-se descascar e retirar os caroços imediatamente antes do congelamento. A exceção vai apenas para a banana e a pêra d’água. Alimentos líquidos se expandem durante o congelamento. Por isso, recomenda-se deixá-los mais ou menos dois centímetros abaixo da borda dos potes e recipientes para não vazar.
  • Ao recarregar o freezer, não vale encostar os itens frescos aos já congelados. Sem contar que é importante não deixar o alimento em contato direto com o ar frio e seco do freezer. A embalagem é necessária sempre. Esclarecendo outra dúvida freqüente: uma vez o alimento sendo descongelado no refrigerador, é totalmente seguro recongelar, mesmo sem cozimento.

Fonte do texto

Site Bem Star. Acesse o site  www.bemstar.globo.com

Um comentário:

Unknown disse...

Dica modernissimaaaaaa