ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sobre os malefícios do cigarro!!!



Exposição passiva à fumaça do tabaco

 

Dados divulgados pelo INCA indicam que, a cada dia, ao menos sete brasileiros morrem por doenças provocadas pela exposição passiva à fumaça do tabaco!

               

De acordo com o estudo “Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população brasileira”, realizado por pesquisadores do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ, pelo menos 2.655 não-fumantes morrem a cada ano no Brasil por doenças atribuíveis ao tabagismo passivo. A maioria das mortes ocorre entre mulheres (60,3%).

 

Participaram do estudo 23.457 indivíduos na faixa etária de 35 anos ou mais. Fumantes e ex-fumantes não fizeram parte da população avaliada. A pesquisa considerou apenas as três principais doenças relacionadas ao tabagismo passivo: câncer de pulmão, doenças isquêmicas do coração (infarto do miocárdio) e acidentes vasculares cerebrais (derrames). Definiu-se como fumantes passivos, as pessoas que nunca fumaram e que moravam com pelo menos um fumante no mesmo domicílio.

 

De cada mil mortes por doenças cérebro-vasculares, 29 são atribuíveis à exposição passiva à fumaça do tabaco. A proporção é de 25 para mil no caso de doenças isquêmicas e de 7 para mil mortes por câncer de pulmão. Os óbitos de mulheres são de 1,3 a 3 vezes mais numerosos que os de homens.


Do Blog - Acesse o  site do Inca e informe-se mais sobre os malefícios do cigarro, seja esperto, apague essa idéia que é do mal, na minha opinião !!! 

 

Fontes: Inca - Instituto do Câncer - http://www.inca.gov.br

Nenhum comentário: