ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sobre Saúde Masculina!!!


Saiba mais sobre a Hiperplasia Benigna da Próstata

 

A Próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Sua função está vinculada com a produção de parte do líquido seminal (esperma) que ajuda a conduzir os espermatozóides dos testículos até a ejaculação.

 

Está localizada abaixo da bexiga, na frente do reto e envolve a uretra. (veja ilustração abaixo).. Em um homem adulto a próstata tem aproximadamente o tamanho de uma noz e pesa cerca de 20g. Podemos dividir a Próstata em duas partes principais: a parte glandular e uma capa de revestimento, conhecida como cápsula prostática, formada por músculos e tecidos fibrosos.



O crescimento e as funções da Próstata estão vinculados com presença de hormônios masculinos, conhecidos como androgênios, cujo principal representante é a testosterona. A testosterona é produzida nos testículos e é transformada no organismo masculino em dihidrotestosterona. Por sua vez, a dihidrotestosterona é responsável pelo crescimento prostático. Portanto, em função do constante estímulo da dihidrotestosterona, a próstata possui um crescimento contínuo e, com o passar dos anos, pode comprimir a uretra. A esse crescimento da Próstata denominamos Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).

 

Dessa forma podemos definir a HBP como uma condição médica caracterizada pelo aumento benigno da Próstata que normalmente se inicia nos homens com mais de 40 anos.

 

Esse quadro possui 2 tipos de sintomas, os irritativos e os obstrutivos: 

  • Podemos dar como exemplos dos sintomas irritativos: aumento da freqüência na vontade de urinar (quando ocorre no período noturno é conhecido como noctúria) e urgência miccional, que é uma grande necessidade de esvaziar a bexiga que não pode ser protelada. 
  • Os sintomas obstrutivos podem ser exemplificados por: jato fraco de urina, esvaziamento incompleto da bexiga, urina em gotejamento, etc.

HBP pode ser uma doença progressiva, principalmente se não for tratada. O não-esvaziamento completo da bexiga pode resultar em aumento na quantidade de bactérias na bexiga e dessa forma aumentar o risco de infecções do trato urinário. Pode ocorre formação de pedras na bexiga devido à cristalização dos sais contidos na urina residual. A retenção urinária é outra forma de progressão. A retenção urinária aguda é a incapacidade de esvaziar a bexiga, enquanto a retenção urinária crônica o volume residual urinário gradualmente cresce, e a bexiga distende.

 

Existem várias modalidades de tratamento da HBP que vão desde intervenções cirúrgicas até uso de medicamentos. Entre os medicamentos mais utilizados estão os alfa-bloqueadores (causam relaxamento da musculatura prostática), os inibidores da formação da dihidrotestosterona (causam diminuinção no tamanho da próstata) e alguns fitoterápicos como por exemplo, a Serenoa repens.

 

A Serenoa repens é uma pequena palmeira originária da América do Norte e diversos estudos comprovam a sua atividade anti-androgênica, ou seja, é capaz de reduzir a atividade da dihidrotestosterona e com isso proporcionar uma diminuição no tamanho prostático. Além disso, possui atividade antiinflamatória, o que ajuda a combater os sintomas irritativos da HBP.

 

Em função dessas atividades a Serenoa repens possui diversos estudos científicos que apontam o seu uso como sendo muito importante no controle dos sintomas urinários associados à HBP.

Também é importante comentaros que os pacientes devem:

  • Diminuir a ingesta de líquidos antes de dormir;
  • Moderar o consumo de álcool e produtos que contenham cafeína;
  • Urinar em períodos agendados;
  • Além disso, salientarmos que a consulta a um médico é de fundamental importância para que um diagnóstico e um tratamento corretos sejam estabelecidos.

Fonte:  Herbarium News – www.herbarium.net

Nenhum comentário: