ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Sobre Green Tea - Chá Verde!!!

Matéria supercool sobre Green tea (chá verde). Chá é uma bebida superpoderosa, eu amo, adoro, tomo todos os dias, seja quente, frio, gelado, feito na hora ou comprado pronto (hoje em dia tem pra tudo que é gosto).

 

Sem exageros, chá faz muito bem, até pra alma, por que acalma (acalma a minha no caso, rsrsrsrs), então posso até ser suspeita pra comentar. Mas tá bom, leiam e avaliem o que a Super Dra. Jocelem fala sobre o chá nesse artigo tudodebom.

 

Um alerta, vale a pena tomar cuidado com a temperatura na hora de preparar seu chá, alguns estudos apontam aparecimento de câncer no trato gastrointestinal devido a ingestão contínua de alimentos e bebidas quentes. 


E não esqueça nunca, se você tem restrições alimentares, não consuma nenhum alimento (ou nutriente) sem o conhecimento/consentimento de seu/sua nutricionista, as dicas do blog são geralmente para individuos saudáveis, ou para serem levadas ao conhecimento do seu médico e/ou nutri.



Chá verde e a prevenção de doenças

 

Dra. Jocelem Mastrodi Salgado**

 

Durante séculos o chá verde chinês tem sido considerado, no Extremo Oriente, como uma bebida saudável, e a bebida não alcoólica mais consumida no  mundo, depois da água. Tem havido muitas pretensões, freqüentemente exageradas, quanto aos benefícios do chá verde para a saúde. Estudos recentes produziram resultados que afastaram muitos mitos, mas também  confirmaram alguns  benefícios importantes para a saúde, em  relação ao consumo regular do chá verde.

 

Hoje é considerado um alimento funcional que consumido na alimentação cotidiana pode trazer benefícios fisiológicos e específicos, graças aos seus componentes.

 

Existem 3 tipos principais de chá: o preto (indiano), o verde (japonês e chinês) e o preto chinês (oolong), mas a maioria dos estudos experimentais demonstram efeitos anti-mutagênicos e anti-carcinogênicos do chá preparado na forma verde ou de frações polifenólicas isoladas de chá verde.

 

Os compostos polifenólicos anti-oxidantes, como as catequinas e flavóides responsáveis por controlar e prevenir certas doenças, são abundantemente presentes em ambos  os chás, a diferença está no processamento. As folhas do chá preto são fermentadas. Assim,  grande parte de seus princípios ativos, benéficos para a saúde, é alterada ou destruída. Isso não acontece com o chá verde.  Suas folhas são expostas ao vapor da água e colhidas logo depois. Em seguida, secam  naturalmente. A técnica impede a fermentação, resguardando seus compostos fenólicos.

 

O USO DO CHÁ VERDE “GREEN-TEA” NO CONTROLE E PREVENÇÃO DO CÂNCER

 

Os efeitos positivos do consumo do chá verde foram inicialmente descobertos, quando os estudos epidemiológicos (i.e., avaliações da incidência relativa de uma doença importante entre grupos característicos de pessoas) revelaram uma forte ligação à redução do risco de câncer em geral e do câncer do estômago em particular.

 

Estudos posteriores indicaram que as catequinas são compostos mais ativos existentes no chá verde, na inibição da carcinogênese e do desenvolvimento do tumor.

 

O consumo de chá tem mostrado uma prática protetora contra agentes químicos indutores de carcinoma (câncer) no estômago, pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon. Vários derivados de epicatequina presentes nos chás verdes tem mostrado atividade em reduzir e impedir a formação de tumores cancerígenos. O mais  ativo deles é a epicatequina-3-galato (EGCG). Embora os mecanismos dos efeitos quimopreventivos do chá não estejam completamente esclarecidos, várias teorias tem sido propostas. Estas propriedades dos polifenóis dos chás, exibem  um efeito quimopreventivo contra agentes de iniciação,  promoção e progressão no desenvolvimento dos canceres.

 

Parece que as substâncias presentes no chá verde, principalmente a EGCG, evita o sangramento de tumores de pele, impede o aparecimento de  lesões cancerosas no estômago,  ajuda no tratamento do câncer de intestino e desistimula a proliferação das células cancerígenas do pulmão.

 

As catequinas e outros bioflavóides exibem atividade anti-oxidante semelhante à da vitamina C e da vitamina E, que também demonstram  reduzir o risco de certos tipos de câncer, quando administradas como suplementos, ou quando constituem naturalmente uma parte importante da  alimentação. Pensa-se que a formação de radicais livres altamente reativos, que é eliminada pelos anti-oxidantes, tem um papel importante nos danos do DNA, que poderão conduzir ao desenvolvimento do câncer.

 

O USO DO “GREEN-TEA” NA DOENÇA CORONÁRIA (DC)

 

A presença dos antioxidantes naturais parece conferir o segundo principal benefício do chá verde, que é uma probabilidade de redução do desenvolvimento da doença coronária (DC). A oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (colesterol LDL), é uma das causas importantes no desenvolvimento da doença coronária.

 

Estudos “in-vitro” realizados em modelos animais, sobre a oxidação lipídica, revelaram que certas catequinas são cerca de 10 vezes mais eficazes, como antioxidantes, do que a vitamina E. Os flavóides existentes no chá verde também demonstraram, em experiências laboratoriais, limitar a peroxidação potencialmente prejudicial das LDL. Também existem provas de que as catequinas existentes no chá verde poderão reduzir o aumento do colesterol e, em particular, o colesterol LDL, quando é administrada aos animais experimentais uma dieta rica em gorduras.


Novamente, os dados epidemiológicos confirmam a importância da ingestão de antioxidantes. A reduzida incidência de doença coronária foi correlacionada com a existência de elevados níveis plasmáticos de vitamina E, provavelmente,  como resultado de uma dieta mais rica em antioxidantes. A administração de vitamina E, sob a forma de complemento dietético, também demonstrou reduzir o risco de DC. Também se verificou uma acentuada diminuição no risco de doença cardíaca nos idosos, quando fazem uma dieta rica em bioflavóides.

 

Dra. Jocelem Mastrodi Salgado** - é profa. titular de nutrição (Esalq/USP), Presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, autora de vários livros e consultora científica do Centro de Pesquisa Sanavita - www.jocelemsalgado.com.br

Nenhum comentário: