ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sobre alimentação saudável desde a infância!!!

Médicos e Defesa do Consumidor defendem pacto social para alimentação saudável desde a infância

 

Por Chico Damaso**

  • Um pacto nacional por uma dieta saudável para os brasileiros começa a se desenhar por iniciativa de médicos e da Defesa do Consumidor. Em 10 de novembro, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a PRO TESTE Associação de Consumidores promovem um simpósio para debater problemas como a elevada quantidade de gordura, o abuso do uso de conservantes e o excesso de açúcar e sal em alimentos industrializados.

  • Já está confirmada a presença do ministro da saúde, José Gomes Temporão. Participarão também, ao lado de APM e PRO TESTE, os presidentes e diretorias das representações nacionais dos profissionais de medicina – Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e Federação Nacional dos Médicos – de sociedades de especialidades, como a Nutrologia, a Pediatria, a Endocrinologia e a Cardiologia, além do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Sindicato dos Médicos de São Paulo, entidades de defesa do consumidor, entre outros.

  • Diversos problemas em alimentos são recorrentes e já foram detectados nos testes comparativos feitos pela PRO TESTE, principalmente com excesso de açúcares e gorduras. Na avaliação de 18 marcas de cereais matinais foram encontrados pouca gordura, muito açúcar e sódio que colocam em risco a saúde principalmente de crianças.

  • A Associação lança campanha em favor de uma alimentação mais saudável para as crianças que incluem ações pela modificação pela indústria da composição dos produtos alimentícios destinados à infância, até a limitação da propaganda voltada a esse público. Outras análises apontaram problemas semelhantes de desequilíbrio nutricional em iogurtes, batata fritas, picolés e achocolatados; além de cafeína, açúcar e aditivos em refrigerante de cola e excesso de edulcorantes na versão diet/light. 

  • O Simpósio Pacto Social para a Alimentação Saudável desde a Infância da APM/PRO TESTE fará um raio-X completo dos problemas do setor, inclusive debatendo causas e conseqüências. Ao fim dos trabalhos, divulgará a Carta de São Paulo com contribuições para a revisão da legislação e maior fiscalização do setor. Desde já o entendimento é o de que não pode haver liberalidade com produtos sabidamente prejudiciais à saúde.

  • O documento será encaminhado para o Ministério da Saúde, para representantes da indústria e entidades de saúde, já que a busca de uma alternativa para reduzir a quantidade desses ingredientes é essencial para diminuir a incidência de diabetes, hipertensão e obesidade.

Fonte:  Chico Damaso** - Jornalista chefe do Site Nutritotal - É especialista em jornalismo nas áreas de saúde e medicina. Formado em jornalismo há 20 anos pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

             Nutritotal  →→ www.nutritotal.com.br

Nenhum comentário: