ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sobre gergelim!!!

Gergelim


Muito mais que enfeite e sabor


Uma dieta rica em gergelim pode trazer benefícios à saúde

 

Embora muitas pessoas pensem que o gergelim serve apenas para enfeitar sanduíches e dar um gostinho especial a saladas, molhos e frutas, essa semente é rica nutricionalmente. Em alguns países até compõe uma bebida indicada às mulheres em período de amamentação, para aumentar a produção de leite.

 

Bastante apreciado na Índia, Egito, China e Grécia, é rico em proteínas, fibras e ferro, vitamina E, minerais como fósforo, magnésio, selênio, zinco e manganês. Estudos indicam que o gergelim atua como ativador do reflexo cerebral e fortalecedor da pele.

 

A presença do cálcio em sua composição ajuda ainda no combate ao desgaste ósseo. O gergelim é, ainda, assim como a soja, considerado um dos vegetais mais ricos em lecitina, um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias (arteriosclerose).

 

Conteúdo nutricional das sementes de gergelim

 

As sementes gergelim são pequenas, achatadas, coloração variando do branco ao preto; os teores médios dos componentes encontrados em 100 g. de grão são: (5,4%), calorias (563), proteínas (18,6), óleo (49,1%), carboidratos totais (21,6%), fibras totais (6,3%), cinzas (5,3%), cálcio (1.160mg), fósforo (616mg), ferro (10,5mg), sódio (60mg), potássio (725mg), vit. A (30 UI), tiamina (0,98mg), riboflavina (0,23mg), niacina (5,4mg); 1.000 sementes pesam, em média, 2,59 gramas.


Fontes: Site Bem Star →→ http://bemstar.globo.com

              Site Seagri Bahia →→ www.seagri.ba.gov.br

Nenhum comentário: