ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Diminua a azia - Saiba como!!!


Pirose ou azia - Como controlar com a alimentação

A azia é uma sensação de queimação causada por processo irritativo ou inflamatório do esôfago, em conseqüência das agressões sofridas por uma alimentação inadequada. Pode ocorrer por causa de alimentos irritantes, condimentados, picantes, ácidos, etc.

Alimentação

O tipo de alimentação nestes casos também tem influência, como os alimentos muito gordurosos e muito condimentados, bebidas alcoólicas, chocolate, excessos de frutas ácidas, pois todos eles já encontram um campo previamente lesado para atuarem, além de promoverem refluxo de secreção ácida do estômago para o esôfago que, consequentemente se transforma em azia.

O tratamento passa por correção de hábitos alimentares

Não existem proibições, mas os alimentos gordurosos, as frituras, as frutas ácidas, os excessos de temperos, as bebidas alcoólicas; também devem ser consumidas de forma moderada e equilibrada.

Existem também fatores individuais (algumas pessoas irão tolerar melhor ou pior um determinado alimento). Então, é preciso evitar aqueles alimentos que, por experiência própria nos causam azia.

Os hábitos pessoais são tão importantes quanto os hábitos alimentares no tratamento da azia. Por exemplo, esta condição é praticamente desconhecida entre os atletas, ou seja, ela ocorre em pessoas sedentárias. Assim, uma das formas de tratar a azia (e vários outros problemas) é iniciar um esquema de atividade física regular, como a caminhada, por exemplo.

  • O hábito de deitar logo após às refeições deve ser condenado para os portadores do problema: deve-se aguardar uma ou duas horas, para permitir que estômago se esvazie e que reduza a produção de ácido.

  • O uso de roupas apertadas também altera a pressão dentro do abdômen, faz com a acidez do estômago reflua para do esôfago, e promova a azia.

  • A ingestão de muitos líquidos, especialmente os gasosos, durante uma refeição também é um fator causador da azia. O próprio peso da pessoa, a gordura acumulada internamente dentro do abdômen funciona também como uma pressão adicional sobre estômago.

Fonte: Marli Peçanha - Nutricionista - http://www.mpnutricao.com.br/


Um comentário:

Blog da Mary disse...

Oi Angela, estou dando uma passadinha aqui para ver as novidades, como sempre adorei as matérias.
Vc me perguntou sobre os banners dos blogs,né! Do blog da Mary é uma das opções que o Blogger oferece, e do My Blog Health foi o Guga que fez, ele é o dono do site, eu sou apenas uma das editoras.
Bjs e boa noite