ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Dia Mundial da Alimentação - 2008!!!


Dia Mundial da Alimentação → 16/10/2008

 

Oportunidade para Reflexão e Ação

 

Com reflexão, pouca festa e mais engajamento, o Brasil, à semelhança de outros países, celebra em 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação, data que marca a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Em meio a crises mundiais que multiplicam a população de famintos, o dia 16 de outubro tem se traduzido em alerta para a necessidade de esforços mais eficazes de combate à fome e planejamento de um futuro mais sustentável para a humanidade.


Com a previsão de especialistas de alta mundial do preço dos alimentos em rota contínua até 2012, a celebração deste ano requer compromisso e mobilização, pois a crise que se estabeleceu precisa de idéias criativas no lugar de fórmulas de gaveta que não funcionam mais.


A FAO definiu este ano como tema de discussão Segurança Alimentar Mundial: os Desafios das Mudanças Climáticas e da Bioenergia. No Brasil, municípios e várias instituições se uniram para promover ações e debates de 12 a 18 de outubro de 2008. Afinal, a competição pela terra, a necessidade emergente de se estimular a energia renovável e o clima em mutação nos chamam à reflexão.


A Associação Brasileira de Nutrição entende que esta discussão ultrapassa os limites técnicos e nos chama a uma aliança sem fronteiras.


"Cada um de nós deve refletir sobre o tema com enfoque no Direito Humano à Alimentação Adequada, uma vez que cerca de 800 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar em todo o mundo", ressalta a presidente da ASBRAN, Marcia Fidelix. Ela acrescenta que todos devem se envolver na discussão, pois este é um tema que não se limita à esfera governamental. Portanto, participe e acompanhe a programação. Acesse o site do  Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

 

II Fórum de Educação Alimentar e Nutricional para a Promoção da Saúde e Direito Humano à Alimentação Adequada

 

Em comemoração à Semana Mundial da Alimentação será realizado no dia 14 de outubro em Brasília o II Fórum de Educação Alimentar e Nutricional para a Promoção da Saúde e Direito Humano à Alimentação Adequada.

O objetivo é discutir atuais práticas de educação em saúde e o uso de métodos e técnicas de educação alimentar e nutricional como estratégia de promoção da alimentação saudável. O evento contará com profissionais de saúde, graduandos em Nutrição, professores de instituições de ensino superior, profissionais afetos à temática de educação em saúde, parceiros do Ministério da Saúde e outros convidados.


No evento também será debatido o Programa Saúde na Escola (PSE), recentemente lançado pelo Ministério da Saúde, e que trata da promoção de práticas alimentares saudáveis no ambiente escolar.

 

Do Blog - Entre em contato com a ASBRAN, seja um associado  e informe-se mais, mande um email    imprensa@asbran.org.br


Fonte: Associação Brasileira de Nutrição - ASBRAN      www.asbran.org.br

Nenhum comentário: