ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

domingo, 18 de março de 2012

Sobre os benefícios do café - Excelentes informacões!!!


Efeitos do café na saúde

Durante muito tempo o café foi alvo de muitas opiniões contrárias. Alguns ressaltavam os inúmeros benefícios que ele poderia trazer à saúde dos indivíduos, por outro lado existiam os que discordavam veementemente desta afirmação e diziam que o café se ingerido regularmente tinha efeitos colaterais que a longo prazo poderiam causar prejuízos ao organismo dos seres humanos.

Mas afinal, qual afirmação está correta? Será que o café e sua principal substância ativa, a cafeína, é benéfico ou traz algum tipo de problema ao corpo humano? Quais os efeitos do café na saúde das pessoas? É o que veremos a seguir:

Atuação do café no organismo humano

O café é uma das bebidas mais populares do Brasil e a mais conhecida em todo o mundo. O princípio ativo do café, chamado cafeína, está presente em outros líquidos, alimentos e até em alguns fármacos, como por exemplo analgésicos, chocolates (está presente no cacau), chás ou refrigerantes que têm como base a cola. De acordo com alguns pesquisadores, a ingestão regular do café pode ter algum tipo de influência benéfica no organismo dos seres humanos, como prevenir algumas doenças cerebrais degenerativas, como o Mal de Parkinson.

Apesar de não haver uma comprovação científica que ateste esta hipótese, muitos estudiosos afirmam que o consumo frequente e sistemático pode prevenir esta enfermidade. Outros ainda vão mais longe e afirmam que o café pode auxiliar as pessoas que desejam perder peso em virtude do excesso de tecido adiposo, pois teria a propriedade de aumentar o metabolismo orgânico acelerando a queima de gordura corporal. No entanto, outros pesquisadores são categóricos ao afirmarem que se houver consumo excessivo de café pode ocorrer um problema de insônia nos indivíduos e, em alguns casos, até piorar quadros clínicos de depressão.
O que se sabe de maneira concreta até o presente momento é que a substância ativa presente no café, a cafeína, apresenta uma ação estimulante no sistema nervoso dos seres humanos e apresenta como consequência uma redução na sensação de sono dos indivíduos, bem como uma diminuição do cansaço ou fadiga corporal. O café, quando consumido em excesso, provoca a liberação de hormônios, como a adrenalina e também de alguns neurotransmissores, por isso no caso de pessoas muito ansiosas a ingestão de café deve ser vista com algumas reservas.

Outro ponto a ser observado é no caso de pessoas do sexo feminino que são portadoras de osteoporose. Segundo alguns estudiosos, as mulheres que estão entrando na fase da menopausa devem evitar a ingestão excessiva da bebida, pois o café pode ter influência no agravamento desta enfermidade. No caso de indivíduos que sofrem de insônia, alguns especialistas não recomendam o consumo de café, principalmente algumas horas antes de dormirem, pois a cafeína possui efeito estimulante, dificultando o sono.
Um dos aspectos ainda controversos sobre o café seria sua influência ou não em um problema que incomoda várias pessoas: a gastrite. Na opinião de alguns profissionais a ingestão excessiva do café não seria a causa do problema e sim uma bactéria que foi detectada como a causadora da gastrite nos indivíduos. No entanto, outros especialistas afirmam que o café pode irritar a mucosa gástrica, aumentando sua secreção e agravando este prolema.

Pesquisas realizadas com o café

Várias pesquisas cientificas já foram realizadas com o café para verificar se existem realmente benefícios em sua ingestão pelos seres humanos. Em algumas delas, como a que foi realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) os pesquisadores chegaram à conclusão de que o consumo diário de cinco xícaras de café coado em média, poderiam auxiliar no emagrecimento dos indivíduos, em virtude da ação antioxidante que a cafeína possui e que atuaria como um estimulante do metabolismo corporal, aumentando desse modo, a queima calórica realizada pelo organismo.

Em outro estudo científico, dessa vez realizado por pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) verificou a presença de outras substâncias além da cafeína na composição do café que seriam benéficas ao organismo humano.

Estes princípios ativos seriam: a trigonelioca, que é um elemento responsável pela síntese da niacina; presença de ferro, potássio e zinco, entre outros minerais; e compostos antioxidantes os quais produzem substâncias chamadas lactonas, que atuariam de maneira benéfica no cérebro dos seres humanos.

Vale ressaltar que por se tratar de uma bebida estimulante do sistema nervoso central, a ingestão do café deve ser moderada, apesar da maioria das pesquisas apontarem somente para seus efeitos benéficos para a saúde das pessoas.

Autor do texto - Salete Dias

Nenhum comentário: