ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Sobre a importância dos alimentos funcionais na alimentação diária!!!

DIETA NUNCA MAIS

Saiba tirar proveito dos poderosos alimentos funcionais

Nutrir e beneficiar as funções do organismo. Estes são os principais efeitos dos alimentos funcionais, compostos por elementos que atuam no metabolismo e fisiologia do corpo, contribuindo com a saúde. De acordo com a nutricionista Marcella Xavier,do Oba Hortifruti, para obter os benefícios destes alimentos é preciso incluí-los no cardápio diário. “Não adianta consumi-los em grande quantidade e de forma isolada”, afirma.

Entre os principais alimentos considerados funcionais, destacam-se soja e derivados, tomate, peixes, linhaça, brócolis, repolho, alho, cebola, frutas cítricas, chá verde, vinho tinto, cereais (aveia, farelo de trigo, centeio, cevada), produtos lácteos fermentados e iogurtes.

Rica em proteínas, vitaminas e sais minerais, a soja é recomendada para aliviar a tensão pré-menstrual, sintomas da menopausa e para a prevenção da osteoporose. É recomendada a ingestão diária de 25g de proteína de soja, que corresponde a aproximadamente 60g de grãos, para ajudar no controle dos níveis de colesterol e triglicérides, reduzindo o risco de enfarto, entre outras doenças.

Os peixes são ricos em ômega 3, substância que ajuda a reduzir o colesterol e a prevenir e controlar doenças cardiovasculares. O consumo de peixes oleosos como salmão e atum, pelo menos duas vezes por semana, ajuda a evitar arritmias cardíacas e a reduzir o risco de infarto. Estes alimentos possuem alto valor proteico e baixa quantidade de gorduras saturadas. Aposte neles!

(Por Monique dos Anjos - Por editores abril)

Nenhum comentário: