ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

ੴ ੴ Sobre Reorientação dos Serviços de Saúde!!!

Doenças relacionadas à alimentação e Nutrição

A maioria das doenças é causada pela interação de fatores individuais e ambientais e, por essa razão, podem ser evitadas. Portanto, a associação entre dieta e a ocorrência de doenças crônicas é reconhecida pela maioria da população.

Nas últimas décadas, o modo de vida dos brasileiros alterou-se significativamente, com importante impacto no aumento da demanda na estrutura e nos serviços das cidades. O Brasil tornou-se rapidamente uma população predominantemente urbana. Os padrões de trabalho e lazer, alimentação e nutrição e saúde e doença aproximaram-se dos países desenvolvidos.

O país passa por um processo de envelhecimento populacional, de maneira que a esperança de vida do brasileiro chegou, em 2003, aos 71,3 anos. Estima-se que, até em 2025, o país apresente uma das maiores populações de idosos do mundo. De outro lado, houve importante redução das taxas de mortalidade infantil e queda significativa da fecundidade.

O perfil de doenças que acometiam a população também foi modificado. As doenças infectoparasitárias, responsáveis por 46% das mortes em 1930, apresentaram redução especialmente nas regiões Sul e Sudeste, sendo substituídas por doenças dos aparelhos circulatório e respiratório e as neoplasias. A essa substituição progressiva dos perfis de saúde denomina-se transição epidemiológica.

De modo semelhante às transições epidemiológica e demográfica, a transição nutricional corresponde às mudanças negativas verificadas nos padrões alimentares, caracterizada por aumento do consumo de alimentos de origem animal, gorduras, açúcares refinados, alimentos industrializados e relativamente reduzida quantidade de carboidratos complexos e fibras.

Ao padrão alimentar atual associa-se a crescente incidência de doenças crônicas não-transmissíveis como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesidade e alguns tipos de cânceres. De outro lado, não foram erradicadas as doenças decorrentes da carência calórica e de micronutrientes, como a desnutrição, hipovitaminose A, anemia por carência de ferro e os distúrbios de iodo.

Origem do texto: Ministério da Saúde - CGPAN

Imagem: Google.Com

Nenhum comentário: