ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

sexta-feira, 13 de março de 2009

ੴ Saiba como funciona o NutriDia Brasil/SBNPE e inscreva a sua instituição!!!

NutriDia Brasil : um retrato dos nossos pacientes e hospitais

O Nutrition Day é um projeto multicêntrico, que iniciado na Europa em 2006, tendo ocorrido a sua quarta edição em janeiro de 2009. Sua coordenação acontece na Áustria, sendo seu coordenador internacional o Dr. Michael Hiesmayr. Sua idéia principal é avaliar em um único dia, uma ou várias unidades de um mesmo hospital, tentando evidenciar os problemas nutricionais que seus pacientes possuem. Atualmente, existem XX países participantes, sendo os questionários traduzidos em 25 idiomas. No Brasil, este projeto terá o nome de NutriDia Brasil, sendo planejado para o segundo semestre deste anos.

A idéia básica do NutriDia Brasil é de que, em um único dia, tanto o paciente como o hospital sejam avaliados. O paciente deve informar sua história nutricional e como se encontra sua ingestão naquele dia. Da instituição, as informações serão a respeito de como manuseia os objetivos e cuidados nutricionais, assim como avaliar como foi a evolução daquele paciente avaliado durante o NutriDia Brasil 30 dias após. Desta forma, não apenas se identifica o paciente desnutrido, mas também se tenta saber por que ele se desnutriu dentro do hospital, e o que acontecerá com este paciente desnutrido 30 dias depois.

Os objetivos principais do Nutrition Day são aumentar o conhecimento do efeito da nutrição e alimentação no desfecho destes pacientes, assim como na utilização dos recursos da Instituição e aumentar a consciência sobre as complicações relacionadas à desnutrição.

O NutriDia Brasil utilizará como método os mesmos questionários utilizados na Europa, cuja característica principal é de que não necessitam de conhecimento especializado para sua aplicação. O primeiro questionário descreve a estrutura e da Unidade (andar) e seus recursos. O segundo questionário diz respeito às informações do paciente (diagnóstico; medidas antropométricas, medicamentos em uso, etc). O terceiro questionário coletará informações a respeito da história nutricional prévia do paciente e de sua ingestão naquele dia, não só em relação às quantidades que ingeriu, mas também dos motivos que o levaram a se alimentar menos que o normal. Basicamente, o questionário do paciente pretende responder 2 perguntas básicas: Quanto eu estou comendo? Porque eu estou comendo menos? Além destes 3 questionários, existe um questionário final, onde serão coletadas as informações para que o paciente seja localizado 30 dias depois, para verificar seu desfecho.

No Brasil, já foi realizado o estudo piloto e estamos fazendo a chamada das instituições que desejam participar para a remessa do material e treinamento. As instituições interessadas devem entrar em contato através do email nutridiabr@hotmail.com ou a equipe coordenadora (cristinagbs@hotmail.com e vanapaiva@yahoo.com.br).

Para saber mais sobre os novos eventos da SBNPE, clique no link abaixo e verifique toda a programação para os próximos meses.

SBNPE –Eventos – http://www.sbnpe.com.br/eventos.php?pg=e

Fonte do texto: SBNPE - Acesse - www.sbnpe.com.br

Nenhum comentário: