ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

domingo, 18 de janeiro de 2009

ੴ Sobre a importância do Cálcio na dieta!!!

Cálcio

Um grande aliado da mulher na prevenção contra a Osteoporose

Por Chico Damaso**

Ao longo da vida, o corpo humano passa por diversas mudanças, inclusive as que caracterizam o processo de envelhecimento, que inclui perdas naturais da massa óssea. Esta perda está diretamente relacionada às mudanças nas dosagens hormonais. Com isso, há uma perda considerável do potencial de mineralização dos ossos, fator de risco importante para o desenvolvimento da osteoporose.

Levando-se em consideração que o aporte de cálcio no organismo feminino é relativamente menor, as mulheres adultas, principalmente aquelas que se aproximam da meia idade, devem investir em uma alimentação mais enriquecida com esse mineral, não abrindo mão de leite e seus derivados (queijo, iogurtes, coalhada, etc), vegetais de folhas verdes escuras (brócolis, couve-flor, espinafre e escarola), gema de ovo, sardinha, ostra e açaí.

Contudo, não se deve consumir os alimentos lácteos junto a cereais matinais, como aveia, por exemplo, já que estes prejudicam a absorção do cálcio pelo organismo devido ao ácido fítico presente em sua composição, que se liga ao cálcio e o leva consigo na eliminação. Outro que não deve ser consumido junto ao mineral é o ácido oxálico, pois forma pequenos cristais sólidos que são eliminados do organismo.

A pesquisadora Regiane Aparecida Cardoso de Paula, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), constatou a relação entre o acúmulo de cálcio e a manutenção da massa óssea em sua tese de doutorado intitulada “O impacto de um biscoito fortificado com cálcio sobre o estado nutricional e densidade mineral óssea em adolescentes”. Trata-se de uma proposta de terapia alternativa de reposição cálcica baseada na verificação empírica dos efeitos do consumo regular de biscoitos recheados.

Regiane avaliou 115 adolescentes de 9 a 14 anos durante 180 dias. Um grupo recebeu biscoitos comuns enquanto o outro consumiu dos enriquecidos em cálcio. “O alimento era oferecido durante os cinco dias da semana, sendo seis biscoitos ao dia”, declara a pesquisadora. Ao final do estudo, não foram verificadas modificações antropométricas minerais ou nutricionais em ambos os grupos, contudo, entre o grupo que recebeu suplementação de cálcio, observou-se a otimização de seu aporte, o que pode ser considerado um avanço na prevenção da osteoporose.

Vitamina D

Como a alteração dos hormônios femininos influencia o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea, de maneira a enfraquecê-la, avitamina D é outra aliada das mulheres nesta luta contra a osteoporose. Responsável pela absorção do cálcio nos intestinos, essa vitamina pode minimizar esse enfraquecimento e auxiliar no restabelecimento da mineralização óssea da paciente. Produzida a partir da ação dos raios solares na pele, ela também pode ser encontrada em leites fortificados.

Para as pessoas com dieta deficiente em cálcio e vitamina D, a suplementação direta feita com comprimidos à base de cálcio é uma boa opção para reduzir os riscos de possíveis fraturas.

Mas a dieta balanceada e rica em cálcio, acompanhada de exercícios físicos leves feitos regularmente ainda é a melhor opção para reduzir o risco de fraturas osteoporóticas.

Autor do texto: Chico Damaso** - Jornalista chefe do Site Nutritotal - É especialista em jornalismo nas áreas de saúde e medicina. Formado em jornalismo há 20 anos pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Fonte do texto: Nutritotal. Acesse o site -  www.nutritotal.com.br

Nenhum comentário: