ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ੴ Sobre o bom funcionamento do intestino!!!

Intestino livre, leve e solto

Todo mundo já sabe, ouviu dizer pelo menos alguma vez que é preciso incluir fibras na alimentação, isso porque elas ajudam no bom funcionamento intestinal e trazem vários benefícios à saúde do organismo.

Mas porque é tão importante que nosso intestino funcione bem? Você pode ainda não saber, mas ele tem várias funções que vão além de absorver nutrientes e a eliminação das fezes.

São dois os tipos de fibras: A solúvel, que absorve água e forma um gel que permanece mais tempo no estômago, isso contribuir para redução da fome.  E a insolúvel, absorve água e agentes tóxicos, previne contra constipação intestinal, mais conhecida como prisão de ventre.

Quando o intestino não funciona bem isso se reflete em dores abdominais, formação de gases, flatulência, distensão abdominal, tudo isso contribui para uma barriguinha mais saliente.

Além disso, as fezes paradas no intestino podem levar o corpo a absorver um maior número de toxinas e resíduos, aqueles que deveriam ser eliminados são liberados novamente ao organismo e favorecem o aparecimento de espinhas, celulite, alergias de pele, etc...

No intestino é produzida boa parte da serotonina que nosso corpo precisa. Esse hormônio é importante porque regula o humor, ele nos deixa menos ou mais felizes, podendo até influenciar nos distúrbios depressivos.

Ele ainda serve como barreira com o exterior, hospeda a flora microbiana que exerce várias funções importantes: digere parte da celulose, ajuda na absorção de algumas vitaminas e combate microorganismos causadores de doenças.

Não menos importante é sua função protetora, o sistema imunológico do intestino é o mais importante do organismo.

Mas para que o intestino funcione bem e cumpra todas as suas funções, depende de uma mucosa íntegra e saudável.

O que é um bom funcionamento intestinal?

A freqüência do funcionamento intestinal não é igual para todos. Algumas pessoas vão ao banheiro todos os dias, enquanto outra, só a cada dois dias, então o que vai caracterizar o mau  funcionamento intestinal ou a prisão de ventre é o aspecto das fezes, que nesse caso ficam mais endurecidas, e a dificuldade de eliminá-las.

É importante ficar atenta a qualquer mudança no hábito intestinal, se o intervalo entre as evacuações aumentar e não voltar ao normal é hora de procurar um médico, e só recorrer ao uso de laxantes quando indicado por esse profissional.

O que causa o mal funcionamento do intestino?

Uma alimentação inadequada ou pobre em nutrientes, fibras e água, além do estresse físico e emocional, o sedentarismo podem provocar ou agravar problemas intestinais. 

Por isso a inclusão de fibras na alimentação é tão importante, mas deve estar aliada a um consumo de água adequado e a prática de atividade física. Juntos, esses hábitos garantem um funcionamento 100% do seu intestino.

Fonte do texto: Site Bioslim [www.bioslim.com.br

Saiba mais sobre Plantas e Ervas Nutracêuticas, acesse o portal Use Plantas [www.useplantas.com.br

Nenhum comentário: