ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

domingo, 30 de novembro de 2008

ੴ Tratamento de Crohn exige equipe multidisciplinar - Importante, leia o post!!!!

A Unidade de Psicologia Aplicada da UEM fornece ferramentas para melhorar a qualidade de vida dos portadores do mal

Por Rose Koyashiki

A doença de Crohn é uma patologia de origem auto-imune que afeta o intestino, tanto o delgado como o grosso, podendo causar fístulas perianais e entre órgãos internos e fissuras crônicas perianais. Segundo a gastroenterologista Aline Oba, da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn - Filial de Maringá (ABCD), o mal pode provocar dores abdominais, diarréia, sangramento intestinal e até dores articulares e problemas nos olhos e na pele. Ele pode se manifestar em qualquer idade, mesmo em crianças, mas é mais comum no adulto jovem. Quando verificado em crianças e não diagnosticado e não tratado de maneira resoluta e imediata, pode desencadear desordens no crescimento, atraso na puberdade e baixo desempenho escolar. Nos adultos, a doença, além dos desconfortos comumente relacionados, pode provocar má absorção dos nutrientes e evoluir a ponto de ser necessária a retirada de partes do intestino.

A doença não tem cura e o tratamento exige uma equipe multidiscipli–nar, envolvendo médicos, nutricionista e psicólogo. A parte medicamentosa é baseada em imunossupressores, para diminuir a exacerbação do sistema imunológico. A médica salienta que o mal vem crescendo, principalmente, pelo aumento do estresse e da ingestão de alimentos industrializados.

Estresse e ansiedade x Crohn [ O estresse e a ansiedade excessiva podem acentuar a crise ou até mesmo ser um fator desencadeante dela. São justamente nesses aspectos que a Unidade de Psicologia Aplicada da UEM (UPA) coloca sua atenção. Desde novembro do ano passado, a UPA, em convênio com a ABCD, vem trabalhando individualmente, em grupo ou em situações emergenciais em hospitais com portadores do mal. O atendimento é feito pelas psicólogas Cláudia Christina Sanchez Nardo e Andréia Cristina Formaggi, alunas da especialização em Psicoterapia Comporta–mental-Cognitiva e Análise do Comportamento, supervisionadas pela professora Vânia Lucia Pestana Sant'Ana, coordenadora da UPA e do curso de especialização.

Retroalimentação [ Cláudia Nardo diz que o tratamento psicológico visa principalmente quebrar o ciclo que se retroalimenta que inclui surgimento de sintomas da crise do Crohn, início de angústia e estresse, aumento dos sintomas do Crohn, aumento de angústia e estresse e assim por diante. Outros objetivos da terapia são diminuir os fatores de desconforto, ampliar a capacidade de a pessoa se auto-observar e aumentar o repertório dos pacientes para que saibam lidar com os fatores estressores do dia-a-dia e com a própria doença, com a finalidade de diminuir o estresse e a angústia e de fornecer recursos suficientes para resolver os problemas cotidianos.

As psicólogas trabalham com recursos da análise de comportamentos, examinando a relação da pessoa com outras, os problemas do passado e da atualidade, fazendo intervenções em cima do que é relatado e também passando informações sobre o Crohn. Até técnicas de relaxamento são empregadas. Nardo relata que, em poucas sessões, já é possível notar sinais de melhora no nível psicológico e, em aproximadamente três meses, os efeitos positivos da terapia chegam à doença. As crises se tornam menos longas, a intensidade delas diminui, assim como a recidiva. Não há como prever o tempo para a alta psicológica. Ele depende de caso para caso e de grupo para grupo. Na ABCD, o trabalho é realizado considerando as necessidades dos clientes e a disponibilidade de profissionais estagiários da especialização oferecida pela UEM.

O atendimento é também para os portadores de colite ulcerativa, que se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais intensa do cólon. Os sintomas são semelhantes aos da doença de Crohn. A diferença é que ela afeta apenas a camada mais interna do cólon, enquanto que a outra pode lesar toda a espessura da parede intestinal.

Controle de ansiedade [ O atendimento psicológico ajudou E.B.R., 27 anos, com colite ulcerativa, no controle de ansiedade e estresse. Relata que as ferramentas recebidas permitem reconhecer os sintomas da ansiedade, das reações corpóreas e da sintomatologia da doença. Além de reconhecer o que os desencadeia e os agrava e a agir no controle desses sintomas. E.B.R., que já recebeu alta da terapia, diz que sentiu uma grande diferença em sua vida com o tratamento. Está mais calma e controlada. Antes que o nervosismo tome conta, procura descobrir o que está acontecendo e provocando aquilo. E.B.R. finaliza apontando que a terapia é muito interessante e construtiva.

Descoberta [ Mesmo não tendo cura, as pessoas acometidas por Crohn e retocolite podem ter novas esperanças. Cientistas americanos e canadenses descobriram um gene chave relacionado com a doença de Crohn. Estudo nesse sentido foi publicado, no dia 27 de outubro, na revista Science. Este avanço permite desenvolver novos medicamentos para controlar melhor a doença de Crohn ou retocolite hemorrágica, é o que disse Richard Duerr, professor de medicina da Universidade de Pittsburgh (EUA), no site Terra.

Serviço [ Unidade de Psicologia Aplicada, Av. Mandacaru, 1.540, fone (44) 2101-9070; Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn - Filial de Maringá fone/fax 3028-7395

Acesse o site clicando no link  [ http://www.jornal.uem.br

Enviado por email pelo Finalista do Curso de Direito Marcelo Castelo Branco  Manaus – Amazonas. 

Nenhum comentário: