ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

ੴ Sobre os benefícios do café - Vale a pena conferir a matéria!!!


Estudos apontam mais um benefício do café para a saúde da mulher

Por Chico Damaso**

Estudo recente realizado pelo Ministério de Saúde do Japão concluiu que três xícaras diárias de café diminuem os riscos de câncer de endométrio em até 60%.

Para a realização deste estudo, cerca de 54 mil mulheres com idades entre 40 e 69 anos, sem histórico de câncer entre 1990 e 1994, foram acompanhadas por mais de 15 anos. Após este período, 117 apresentaram a doença.

As mulheres foram então divididas em dois grupos de acordo com a quantidade ingerida de café. Para surpresa inclusive dos responsáveis pelo estudo, as mulheres que consumiam mais de três xícaras de café por dia apresentaram 60% menos chances de desenvolver a doença que aquelas que tomavam menos de dois cafés por semana.

Uma das razões para esta proteção pode estar na formulação do café, que pode reduzir os níveis de insulina, diminuindo o risco de desenvolver câncer do útero.

Benefícios do café

O consumo diário e moderado de café torna o cérebro mais atento, estimula a memória, atenção e concentração, melhora a atividade intelectual e se consumido por crianças ou jovens, pode ajudar no aprendizado escolar.

Além destes benefícios, o café é rico em minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcares, ácidos clorogênicos e, ainda, vitamina B3. Há também em sua composição substâncias anticancerígenas, como os polifenóis antioxidantes e o cafestol, capazes de prevenir os cânceres de cólon e de próstata.

Para os atletas, mais benefícios. O consumo diário de café auxilia na produção de endorfinas e encefalinas, melhorando suas performances.

Câncer de endométrio 

O endométrio é a mucosa que reveste a cavidade interna do útero, dificultando a prevenção e diagnóstico de neolpasias. No entanto, o diagnóstico precoce é essencial para a cura da paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Cancerologia, o câncer do endométrio ocupa, nos países desenvolvidos, o 1º lugar entre as diversas localizações do câncer no aparelho genital feminino. No Brasil, está em 4º lugar entre as localizações genitais.

A incidência deste tipo de câncer vem aumentando com a maior expectativa de vida, visto que é uma doença mais incidente na mulher idosa. Outro fator de risco é o aumento significativo do uso prolongado e indiscriminado dos hormônios estrogênicos para o tratamento do climatério e da menopausa.

A SBC adverte que, após a menopausa, qualquer perda sangüínea pela via vaginal deve ser investigada para detecção precoce de qualquer lesão pré-maligna ou maligna.

Fonte do texto

Chico Damaso** - Jornalista chefe do Site Nutritotal - É especialista em jornalismo nas áreas de saúde e medicina. Formado em jornalismo há 20 anos pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Nutritotal – Acesse o site →→ www.nutritotal.com.br

Saiba mais sobre Plantas - Frutas e Ervas Nutracêuticas. Acesse o Site →→ http://www.useplanta.com.br/

Nenhum comentário: