ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

ੴ Sobre Linhaça!!!



Linhaça faz bem à saúde


Nutricionalmente rica: Semente de linhaça é importante fonte de ômega-3

  • Muito mais do que rica em proteínas, fibras, minerais, vitaminas, estudos revelam que a semente de linhaça pode ser uma importante fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3, que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas.

  • Douradas ou marrons, as sementes podem ser utilizadas de diversas maneiras - em iogurtes, saladas, vitaminas e sucos, massas de pães e bolo e em outros alimentos cuja criatividade da receita permita. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 de xícara (chá) de óleo, use uma colher de sopa de semente de linhaça moída.

  • A única desvantagem da linhaça é a quantidade calórica. Cerca de 100 gramas de semente de linhaça possuem aproximadamente 490 calorias. E atenção: quando moída ou quebrada, a linhaça pode oxidar rapidamente por causa de sua gordura.

  • Portanto, a dica é moer a quantidade a ser usada na hora do consumo. Depois armazene o restante no refrigerador.

Saiba mais sobre o Óleo de Linhaça

  • O óleo de Linhaça tem coloração alaranjada e sabor levemente amargo. Para quem não gosta do óleo de peixe como fonte de ômega-3, o óleo de linhaça é uma ótima opção e é de origem vegetal.

  • Apresenta a seguinte composição de ácidos graxos essenciais: ácido alfa-linolênico ou ômega-3 (55%), ácido linoléico ou ômega-6 (14,5%) e ácido oléico ou ômega-9 (18,6%). Além de ricos em ácidos graxos essenciais, os óleos de semente de linhaça contêm magnésio e potássio.
  • Eles são também uma boa fonte de vitaminas B e zinco e são pobres em gorduras saturadas, além de não conter colesterol (assim como todos os óleos de origem vegetal). Sua rica composição natural em ômega-3 pode favorecer a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente ativos e importantes para uma ampla gama de reações no organismo.

  • A concentração de ácido alfa-linolênico no óleo de semente de linhaça encontra-se na concentração variável entre 50 e 55%. Os nutrientes conhecidos por Ácidos Graxos Essenciais foram descobertos há mais de 50 anos. Considerados hoje de maior importância para a saúde, são chamados de essenciais porque não são produzidos pelo organismo, sendo necessária sua reposição pela dieta alimentar.

  • Estão divididos em duas séries: Série ômega-3 e Série ômega-6. A série ômega-3 inclui os derivados do ácido alfa-linolênico, que originam as prostaglandinas E3, encontradas nos óleos de origem animal, como os óleos de peixe.

  • A série ômega-6 inclui o ácido linoléico e o ácido gama linolênico (G.L.A.), originando as prostaglandinas E1(PGE1) e as prostaglandinas E2(PGE2), encontradas nos óleos de origem vegetal e em algumas algas marinhas. Recomenda-se o consumo de 2 a 4 g/dia, equivalente a 1 colher de sobremesa/dia. Cada 1 g de óleo equivale a 9 cal.

  • Devido ao alto teor de ácidos graxos poliinsaturados, o óleo de linhaça deve ser armazenado em refrigerador após aberto. Este produto pode ser utilizado por adultos e crianças, em moderadas doses diárias.
Tabela com valores nutricionais da semente de linha

Do Blog: Este texto é somente informativo e explicativo, não serve como receita ou indicação dietoterápica. Se você tem alguma restrição alimentar, nunca faça uso de substâncias ou nutrientes sem o conhecimento do seu médico(a) e/ou nutricionista. As dicas do blog são geralmente para indivíduos saudáveis.


Fonte do texto

Sobre Linhaça - Site  Bem Star →→  www.bemstar.globo.com

Sobre Óleo de Linhaça e tabela nutricional →→  www.vitalatman.com.br

Saiba mais sobre Plantas - Frutas e Ervas Nutracêuticas. Acesse o Site →→ http://www.useplanta.com.br/

Um comentário:

Blog da Mary disse...

Oi Angela, tudo bem com vc!
Vc citou que qdo moida pode oxidar rapidamente, costumo comprá-la já moida,tem alguma desvantagem? Ou é melhor moer em casa na hora do consumo.
Obrigada
Bjs e boa noite