ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ੴ Sobre depressão - Fique atento aos sinais!!!

Depressão

O que é???

A depressão é uma doença que afeta o humor, deixando a pessoa num estado predominante de tristeza. O indivíduo deprimido sente-se triste, desesperançado, desanimado, abatido. 

Muitas pessoas que sofrem desse mal negam a existência de tais sentimentos, que podem aparecer de outras maneiras, como por um sentimento de raiva persistente, ataques de ira ou tentativas constantes de culpar os outros. Pode ocorrer também uma perda de interesse por atividades que antes eram capazes de dar prazer à pessoa, como atividades recreativas, passatempos, encontros sociais e prática de esportes. 

Consequências

Geralmente o sono e a alimentação estão também alterados, podendo haver diminuição do apetite, ou mesmo o oposto, seu aumento, havendo perda ou ganho de peso. Em relação ao sono pode ocorrer insônia, com a pessoa tendo dificuldade para começar a dormir, ou acordando no meio da noite ou mesmo mais cedo que o seu habitual, não conseguindo voltar a dormir. 

Descobrindo a causa

Ao contrário do que se imagina a depressão não precisa de um “motivo” como a morte de um ente querido, a perda do emprego ou coisa parecida, esses fatores podem ser apenas desencadeadores da doença. 

A depressão é causada, basicamente, por um desequilíbrio entre os neurotransmissores (substâncias que estimulam ou inibem os neurônios) que pode ter inúmeras causas, desde má alimentação até stress. 

Formas de tratamento

O tratamento é feito com medicamentos e/ou psicoterapia, sendo que o tratamento de escolha é feito com a constatação da intensidade da depressão: leve, moderada ou grave. Em geral para depressão leve ou moderada é feita a utilização de medicamentos em doses baixas ou ainda medicamentos fitoterápicos, enquanto nos casos mais graves devem-se utilizar doses elevadas de antidepressivos e, ainda, a psicoterapia. 

Usando a fitoterapia 

O medicamento fitoterápico mais utilizado para tratamento da depressão leve ou moderada é o Hypericum perforatum, também conhecido como erva-de-são-joão (Saint John’s worth). Esse fitoterápico tem ação fazendo com que ocorra um equilíbrio dos neurotransmissores que estavam defasados, aumentando a atividade cerebral responsável pelo equilíbrio do estado emocional e do humor, apresentando ação antidepressiva. 

Do Blog - Atenção: O texto é somente explicativo e informativo, não tem carater de diagnóstico. Para maiores informações, consulte sempre seu médico, ele é o único que pode diagnosticar corretamente a depressão e definir o tratamento que pode lhe ser útil.

Fonte do texto: Site Bem Star

Saiba mais sobre Plantas - Frutas e Ervas Nutracêuticas. Acesse o Site →→ http://www.useplanta.com.br/

Nenhum comentário: