ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Sobre Saúde!!!


Barriga saliente traz mais prejuízos à saúde do que problemas estéticos

 

Veja razões, muito além da estética, para dar adeus à gordura que se instala no ventre e as medidas essenciais para eliminá-la de uma vez por todas

 

O abdômen avantajado se tornou o símbolo do que muitos cientistas e profissionais de saúde acreditam ser um dos males mais proeminentes do século 21: a síndrome metabólica, uma conjugação de problemas que, além da dura barriga de chope, engloba o colesterol alto, a hipertensão e o diabete.

  • A famosa pança, no entanto, é apenas a ponta do iceberg. A gordura que estufa o ventre e se esconde entre órgãos como fígado e intestino é capaz de fazer naufragar o organismo.

  • “Chamada de visceral, é como se ela se depositasse no lugar errado”, diz a endocrinologista Maria Teresa Zanella, da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.

Mas dá para enxugar a cintura e exterminar o perigo. Com a ajuda de um time de especialistas, SAÚDE explica por que é preciso dar um fim à barriga e mostra as estratégias mais certeiras para desinflá-la. Veja a seguir:


Ela causa diabetes

  • Diferentemente de muita gente barriguda — e até os magros podem ser barrigudos, lembre-se disso —, as células que estocam gordura na região abdominal não costumam ser sedentárias.

  • São mais ativas do que se imagina. Nessa região, elas vivem fabricando substâncias que destrambelham algumas funções do organismo.

  • Além disso, sua gordura tem a capacidade de migrar e fixar moradia em locais como o fígado.
  • Ali, está por trás de alterações que deixam essa glândula confusa, deflagrando uma produção excessiva de glicose.

  • Para suprir a necessidade de insulina, o hormônio que bota todo esse açúcar para dentro das células, entra em cena o pâncreas, que enlouquece na tentativa de atender à enorme demanda.

  • “Mas essa gordura estocada no ventre também promove a liberação de muitos ácidos graxos livres”, explica o endocrinologista Marcos Tambascia, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista.

  • “E eles, por sua vez, impedem a ação correta da insulina”, completa. Daí, como a substância não consegue cumprir sua missão, sobra açúcar e abrem-se as portas ao diabete tipo 2.

Favorece a hipertensão

  • O corpo que exibe uma barriga saliente fica refém de um verdadeiro efeito dominó. Para dar cabo de tanta glicose correndo pelas veias — conseqüência número 1 da cintura larga —, o organismo intensifica cada vez mais a produção de insulina, até não dar mais conta do recado.

  • “A elevação dos níveis desse hormônio acarreta um aumento da atividade do sistema nervoso simpático, que ordena uma maior contração dos vasos sangüíneos”, explica Maria Teresa.

  • “Sem contar que os rins passam a reabsorver mais sódio.” O resultado desse combinado: a pressão vai às alturas".

Aumenta o risco de infarto e derrame

  • “As células gordurosas localizadas na barriga produzem substâncias inflamatórias relacionadas a doenças cardiovasculares”, afirma o cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, em São Paulo.

  • Nas pessoas com cintura farta, há geralmente gordura em demasia na circulação. Nesse cenário, predominam moléculas de LDL, o colesterol ruim.

  • Elas podem se alojar na parede de um vaso, disparando um processo inflamatório. Em meio a essa reação, forma-se uma placa que fechará a passagem do sangue — e essa é a origem dos infartos e derrames.

Leia mais informações sobre os perigos da barriga saliente no site da SAÚDE , acessando o link 

→→ http://saude.abril.com.br/edicoes/0301/medicina/conteudo_293933.shtml


Acessando este link, você vai ter mais informações de como combater a obesidade e a barriguinha que teima em aparecer também

→→ http://testeplanta.wordpress.com/tag/obesidade/

 

Fonte: DiabeteNet/ Abril.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, sou Giovanna da Edelman, agência de comunicação da Quaker, tudo bem?

Você sabia que a aveia é uma fibra que, dentre outros benefícios, controla o nível da glicemia e de colesterol no sangue, favorecendo o organismo na manutenção da hipertensão?

Por esse motivo, a nova campanha de Quaker intitula a aveia como "a semente do bem". Assista o vídeo clicando no link abaixo ou procurando por "semente do bem" no YouTube.

http://www.youtube.com/watch?v=dKCCjrOrFCI

Depois eu gostaria de saber o que você achou do vídeo. Me manda um e-mail: giovanna.carvalho@edelman.com

Abraços

Anônimo disse...

Oi minhas tags para ajudar nesse disturbio é http://testeplanta.wordpress.com/tag/obesidade/
Abraços