ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

sábado, 18 de outubro de 2008

Atenção Nutricionistas!!!



  Dia Mundial da Alimentação

A Responsabilidade do Nutricionista
 

Na Semana Mundial da Alimentação (12 a 18 de outubro), o CFN lançou um apelo aos gestores de saúde de todo o Brasil sobre a importância do nutricionista na atenção básica a saúde. Para o Conselho, este profissional é fundamental no enfrentamento do grande problema alimentar brasileiro que, além da fome, é responsável pelo crescente surgimento de doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão, obesidade, anemia e outras.

 

O documento destaca que a atuação do nutricionista na atenção básica ainda está aquém do necessário para a efetivação da prevenção de doenças por meio da alimentação adequada. Para o CFN, a inclusão de ações de nutrição e alimentação nos serviços básicos é uma alternativa aos elevados gastos gerados por um atendimento hospitalar decorrente das complicações da má alimentação.

 

O Conselho enviou a íntegra do documento (ver no site do CFN) para o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para entidades representativas de gestores como o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e para diversos parceiros, dentre eles a CGPAN/MS, CIAN, CONSEA, PNAE/MEC. O documento também será enviado para todos os prefeitos e distribuído na II Mostra de Alimentação e Nutrição do SUS, que será realizada de 12 a 14 de novembro, em Brasília.

 

Leia o documento e contribua com sua divulgação

 

Participe da consulta pública sobre a lei dos Conselhos

 

O CFN pretende alterar a Lei nº 6.583, de 1978, que criou e regula os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas. Para isso, o Conselho abriu uma consulta pública para saber sua opinião sobre o assunto.

 

A íntegra da lei está no site do CFN e as suas colaborações devem ser encaminhadas para o e-mail fiscalizacao@cfn.org.br, até o dia 10 de novembro de 2008. Na mensagem é necessário informar o nome completo, endereço, telefone e o número do CRN, no caso de nutricionistas e técnicos em Nutrição e Dietética.


Acesse o site do CFN, leia o documento na íntegra e participe →→ www.cfn.org.br


Enviado por email, pela nutricionista Gisele Mêne de Castro - Manaus-Am.

Nenhum comentário: