ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Sobre aveia e seus benefícios!!!


Do blog: "Imagem meramente ilustrativa,  não temos nenhuma restrição a qualquer marca de aveia ou produtos derivados da mesma" 

Aveia

 

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. A aveia está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e manutenção de níveis adequados dos mesmos.

  • Existem estudos que dizem ainda que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sangüíneocontrole da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestino preso).

  • A fibra solúvel presente na aveia, a chamada β-glucana, é responsável por parte das vantagens do consumo da aveia, já que existe a vantagem nutricional deste alimento. As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, que tem como resultado uma maior saciedade. Elas, também, ao entrarem em contato com a água, formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido à uma menor ação de enzimas digestivas.
  • Em relação ao seu poder hipocolesterolemiantes, estudos sugerem que a ação da β-glucana na diminuição do colesterol no sangue esteja ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou pelos ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela ação das fibras presentes no cólon que inibem a síntese de colesterol no fígado.

  • Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

  • O tipo de aveia que possui maior quantidade de β-glucanas é o farelo de aveia, seguido dos flocos e farinha de aveia. Existem ainda outros alimentos que possuem β-glucanas, como soja cozida, feijão branco cozido, grão de bico cozido, brócolis, farinha de milho, manga e trigo para quibe.
  • O consumo recomendado de fibras totais (entre as solúveis e insolúveis) é de 20 a 30 gramas por dia, o que comumente não é feito pela população em geral. Mas este objetivo pode ser alcançado com uma alimentação que dê preferência aos cereais integrais como aveia, frutas, verduras, legumes, leguminosas.

  • Os maiores produtores de aveia são Rússia, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Finlândia, Alemanha, Polônia e Suécia.

Contra-indicações

  • A aveia, assim como o trigo, a cevada, o malte e o centeio, contém glúten em sua composição, desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca, já que a mesma traz como consequência ao organismo (caso consumido estes alimentos), uma atrofiação nas mucosas do intestino delgado, prejudicando o organismo e a absorção de diversos nutrientes.

O blog fez uma pesquisa sobre a composição da aveia, na tabela  abaixo você encontra informações sobre o conteúdo nutricional da aveia Quaker. 

Imagem meramente ilustrativa


Informação Nutricional porção de 50g

Quantidade por porção

%VD*

Valor calórico

180,0kcal

14

Carboidratos

30,0g

15

Proteínas

7,0g

44

Gorduras totais

4,0g

11

Gorduras saturadas

0,5g

4

Colesterol

0mg

0

Fibra alimentar

3,0g

43

Cálcio

18,5mg

2

Ferro

2,0mg

20

Sódio

0mg

0


(*) Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2.500 calorias.

Ingredientes: Aveia.


Fonte:  Wikipedia a Enciclopédia Livre/Imagens Google.Com 

 

Nenhum comentário: