ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Matéria sobre obesidade - Confira no post abaixo!!!

Bem, todos que freqüentam e lêem o blog, seja diariamente ou eventualmente, já sabem da minha paixão pela Dra. Jocelem Mastrodi Salgado, por que??


Por que ela é TDB, leia-se TUDO DE BOM, ela é o exemplo da dedicação, do sucesso, da dignidade e de como as pessoas podem ser capazes e também podem saber dividir seus conhecimentos,  sem egoísmo e sem egocentrismos.


Quando comecei o Blog, mandei um email a ela, pedindo autorização para publicar seus estudos e notícias do seu site, creiam amigos, ela respondeu pessoalmente meu email, e só fez um pedido, que eu desse os créditos às publicações, por causa do tempo dedicado aos estudos e a sua profissão, nada mais merecido, concordam??


Agora vocês podem entender minha admiração por esse ser humano da melhor qualidade, que é a Dra. Jocelem. Essa matéria sobre obesidade está no site dela e é excelente, Leiam na íntegra, vale à pena conferir.


Obs: Créditos para a Dra. Rebeca de Angelis, que escreveu o livro, e Lucas Oliveira Telles, que foi o autor da matéria.

 

"A verdadeira solução para a obesidade é a conscientização das pessoas"

 

Drª Rebeca C. de Angelis

 

Livro aponta a educação como principal arma contra a obesidade

 

No livro Riscos e prevenção da obesidade, a pesquisadora Rebeca C. de Angelis, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP organiza um panorama de fundamentos, causas, conseqüências e tratamentos para a obesidade. Segundo a professora, o problema foi classificado como doença pela Organização Mundial de Saúde em 1997 e atualmente está se tornando uma epidemia em várias partes do mundo.

 

"Apesar de termos remédios, dietas e técnicas sofisticadas para o tratamento da obesidade, a verdadeira solução para este mal é a conscientização de que as pessoas precisam ter hábitos saudáveis desde pequenas e, se não são educadas para isso, precisam ter muita força de vontade para alterar seus costumes", resume a pesquisadora.

 

Escrito de forma acessível, o volume relaciona as causas aos mecanismos fisiológicos envolvidos na obesidade, como a alimentação, o metabolismo, a circulação sangüínea e a reserva de gordura. "O maior problema está na educação alimentar" diz Rebeca. "Além de comermos demais, principalmente alimentos altamente calóricos, não ingerimos outros alimentos importantes para a saúde".

 

Segundo a professora, muitas pessoas se alimentam mal porque geralmente é mais trabalhoso e até mais caro adquirir e preparar alimentos saudáveis. "As crianças são estimuladas a comer doces e alimentos gordurosos quando os recebem como um prêmio. Quem aprende a comer mal desde a infância tem muitas dificuldades para alterar seus hábitos e considera um sacrifício comer bem", considera.

 

Prevenção de doenças


A pesquisadora ensina que uma boa dieta deve ter menor quantidade de alimentos de alto valor calórico, como doces e gorduras, e ser rica em vegetais. "Estes contêm substâncias que protegem o organismo de muitos males. Como exemplo temos os antioxidantes, presentes nas folhas, frutas e temperos, que evitam doenças cardiovasculares, diabetes da idade madura e alguns tipos de câncer. Outro caso é o da soja, com componentes que agem como hormônios naturais, prevenindo o câncer de próstata e problemas da menopausa".

 

No volume, Rebeca de Angelis aborda as principais doenças e disfunções do organismo relacionadas à obesidade. "O excesso de peso predispõe as pessoas a uma série de problemas. Ter uma boa alimentação não significa que não haverá doenças, porque existem outros fatores relacionados à saúde, mas com certeza terão riscos muito menores de desenvolvê-las".

 

A pesquisadora ainda comenta a ação de dietas, medicamentos e cirurgias, recomendando que todos os tratamentos para a obesidade sejam acompanhados por especialistas. "Os regimes inadequados desequilibram o organismo e tornam o controle de peso mais difícil. Além disso, todos os tipos de tratamento têm riscos de incompatibilidade e seqüelas. Em alguns casos a cirurgia é usada, mas é sempre de alto risco e provoca alterações importantes no organismo, sem evitar a necessidade de uma dieta rigorosa".

 

Para a pesquisadora, as pessoas precisam tratar sua alimentação com cuidado e equilíbrio. "Se alguém resolve pular algumas refeições para comer menos, ela tem um aumento no aproveitamento dos nutrientes, o que talvez a leve a engordar. É preciso comer um pouco de tudo, com muita variedade e sem exageros, com quatro a cinco refeições por dia e atenção especial para o café da manhã. A prática regular e moderada de exercícios físicos também é muito importante". Riscos e prevenção da obesidade, foi lançado no Congresso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral, em São Paulo. A publicação é da Editora Atheneu.

 

Mais informações: (0XX11) 3064-1445


Fonte do texto: Site Dra. Jocelem Mastrodi Salgado →→ www.jocelemsalgado.com.br

Nenhum comentário: