ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dicas de alimentação!!!



Dicas úteis para melhorar a sua alimentação diária


Quase todo mundo já conhece algum tipo de dica para melhorar a alimentação. São geralmente dicas simples de serem seguidas e dentro dos padrões de consumo alimentar do brasileiro.

Se formos pesquisar preços pra ver se sai caro ou não, chegaremos com certeza a uma simples e verdadeira conclusão; de que sai mais barato alimentar-se bem, do que comprar medicamentos para resolver os velhos problemas relacionados a má alimentação. 

Você pode afixar este material na porta da sua geladeira para lembrar diariamente de algumas importantes orientações, seja esperto, fique saudável:
  • Não deixe de fazer nenhuma refeição diária (de 4 a 5 por dia) [ Ao excluir uma refeição, você não estará fazendo nenhum bem ao seu organismo, pois na refeição seguinte ele vai tentar recuperar o tempo de privação. O risco é muito grande de acontecer um descontrole com ingestão excessiva de calorias.
  • Mastigue bem os alimentos [ Desta forma teremos um melhor aproveitamento dos nutrientes.
  • Evite [ frituras, empanados, milanesas, massas e molhos cremosos que costumam ser muito gordurosos. Dê preferência a saladas com legumes crus variados, que não apresentam restrições.
  • Escolha [ carnes magras e, como acompanhamento, prefira arroz branco (sem mistura) ou uma porção de batatas cozidas, por exemplo.
  • Evite  [ refrigerantes e sucos com açúcar. Quando for tomá-los, prefira os de composição diet ou light ou sucos naturais. Procure beber no máximo um copo durante a refeição. A ingestão concomitante de comida e bebida não é um hábito muito saudável. O ideal é ingerir líquidos com um intervalo de uma hora antes ou após as refeições.
  • Quando trocar uma refeição por um sanduíche, observe [ se os recheios não são muito gordurosos. É muito importante não fazer disso um hábito e sempre dar preferência para alimentos variados.
  • Massas  [ devem ser consumidas moderadamente em dietas de manutenção de peso. Procure optar por aquelas que contenham molhos com pouca gordura (como de tomate, por exemplo). No caso de pizzas, opte por aquelas com menos quantidade de queijo e embutidos.
  • Para sobremesas [ uma boa opção é uma porção de sorvete ou salada de frutas, sem coberturas ou creme chantilly.
  • Evite  [ sair para passear ou fazer compras de barriga vazia. Desta forma você diminui muito a vontade de comer guloseimas, que são alimentos pouco nutritivos e podem ser consumidos esporadicamente.
  • Utilize o mínimo possível de sal [ Substitua por outros temperos como noz-moscada, pimenta, limão, orégano, manjerona, hortelã, alho, cebola e outros de sua preferência.
  • Utilize  [ a menor quantidade possível de óleo no preparo dos alimentos. Evite frituras e imersão dos alimentos no óleo. Melhor cozinhar, assar, grelhar usando panelas anti-aderentes, grelhas ou chapas. Para saladas, dê preferência para o óleo de oliva e limite-se a um fio no almoço e no jantar.

Nenhum comentário: