ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Blogagem Coletiva Contra a Obesidade!!!

Matéria da Dra. Jocelem Mastrodi Salgado** – Aprenda mais sobre a obesidade. Leia na íntegra e entenda mais sobre essa doença que atinge milhões de pessoas em todo o planeta. Essa postagem faz parte da Blogagem Coletiva do dia Nacional de Combate à Obesidade, participe postando qualquer texto sobre a obesidade e suas complicações.


11 de Outubro de 2008 [Dia Nacional de Combate à Obesidade

O que é Obesidade?

  • A obesidade é o acúmulo excessivo de gordura corporal relacionado à massa magra, de forma generalizada ou afetando partes específicas do corpo, que leva a um aumento na freqüência de algumas doenças e conseqüentemente na mortalidade destas pessoas.

Quais são suas causas?


O ganho de peso está relacionado à vários fatores como hereditariedade, hormônios, sedentarismo, entre outros. Contudo o fator ambiental é o principal deles. Muitas vezes as pessoas engordam pois o consumo de energia (calorias provenientes dos alimentos) é maior que o gasto.

Quais os tipos de Obesidade?

  • Existem dois grandes modos de classificação para o acúmulo de gordura: Andróide, ou em forma de maçã, e Ginóide, ou em forma de pêra. 
  • No tipo Andróide, a gordura se concentra na barriga e está mais comumente associado ao desenvolvimento de várias doenças, como as doenças cardíacas, diabetes e hipertensão arterial. É mais comum nos homens. No tipo Ginóide, a gordura se concentra nos quadris e coxas. Nele, aumentam as chances de problemas articulares, varizes e celulite. É mais comum nas mulheres.
  • Para saber se seu acúmulo de gordura abdominal está dentro dos limites aceitáveis, utilize o Índice Abdome/Quadril: com uma fita métrica, meça a cintura (passando pelo umbigo) e o quadril. Para calculá-lo basta dividir a circunferência de abdome pela circunferência do quadril. Os índices considerados críticos são valores acima de 0.80 para mulheres e0.95 para homens.

Obesidade: uma questão de saúde e não de estética

  • Atualmente sabe-se que a obesidade não é somente um problema estético e sim uma doença que a médio-longo prazo pode levar ao aparecimento de outras doenças sérias como o aumento dos níveis de gordura no sangue, hipertensão, problemas ortopédicos e musculares, diabetes e doenças cardiovasculares.
Obesidade X Metabolismo
  • Boa parte das pessoas que luta contra os ponteiros da balança já culpou, ao menos uma vez, o metabolismo “lento demais” pela dificuldade de emagrecer. De fato, algumas pessoas queimam calorias em um ritmo mais rápido do que outras. Saiba porque isso acontece e aprenda como é possível acelerar o metabolismo, eliminando mais calorias e mantendo a boa forma.

O que é Metabolismo?

  • Metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando. Para que as pessoas mais leigas possam entender esse conceito, podemos dizer numa linguagem mais clara e objetiva que metabolismo é a taxa com que o corpo queima calorias para se manter vivo. O metabolismo divide-se em anabolismo (conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores) e catabolismo (conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores).
  • Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc. É o chamado metabolismo basal. Cerca de 10% a 12% do consumo de energia total são utilizados no gasto termogênico dos alimentos, ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que se come, da mastigação até a absorção pelo organismo.

  •  O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. Dessa forma, existem pessoas que dependendo desses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras.  É por isso que existem pessoas magras, que comem de tudo e não engordam de jeito nenhum, enquanto outros lutam para perder alguns quilos a mais.

Fatores que afetam o metabolismo


Cerca de 80% da taxa metabólica é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de outros fatores que listamos a seguir. Você não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando esses fatores:

  • (1) Tecido muscular = Quanto mais músculos você tem, maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do seu nível de atividade, da sua idade, etc. Os músculos são tecido vivo e estão lá para trabalhar para você, queimando calorias 24hs por dia.
  • (2)  Frequência das refeições = O tempo entre uma refeição e outra é muito importante. Quanto maior o tempo, mais lento é o seu metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Quando pulamos refeições, ficando muito tempo sem comer, o corpo procura obter a energia que precisa consumindo o seu próprio tecido muscular (catabolismo).
  • (3) Atividade física = Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico e ginástica localizada ou musculação acelera o metabolismo. Além disso, o exercício regular ajuda a transformar glicose e gordura em energia, sem a necessidade de produzir o hormônio insulina, que ajuda a engordar. É importante que a atividade física seja regular, para que haja uma ação metabólica contínua, e que a alimentação seja adequada ao gasto calórico.
  • (4)  Alimentação = O excesso de açúcar, especialmente após a refeição, deve ser evitado, uma vez que a digestão de proteínas e gorduras fica prejudicada. O açúcar é digerido mais rapidamente, retardando a digestão de outros alimentos e enganando o cérebro, que sinaliza com mais fome em pouco tempo. Isso também vale para as farinhas de trigo brancas (refinadas) utilizadas no preparo de pães, bolos e massas. Por último, alimentos gordurosos devem ser controlados, mas é importante não reduzi-los em demasia, uma vez que a deficiência desse nutriente diminui a produção hormonal levando à diminuição do metabolismo. Utilize gorduras que fazem bem para a saúde provenientes de nozes, castanhas e azeite de oliva.

  • (5) Água = A maioria das funções do corpo acontecem na presença de água. O líquido é fundamental para transportar hormônios, vitaminas e minerais, além de facilitar o trânsito intestinal e a eliminação de toxinas. A falta de água desacelera o metabolismo. Por isso, beba pelo menos 8-10 copos por dia.
  • (6) Sexo = O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino, pois os homens apresentam proporção maior de massa muscular e menor de gordura do que as mulheres. Por isso é importante que as mulheres não deixem de praticar uma atividade física, que ajude no desenvolvimento de massa muscular.

  • (7) Idade = A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento, contudo pesquisas indicam que isso ocorre pelo fato das pessoas tornarem-se mais sedentárias, o que acarreta uma perda gradual de massa muscular. Por isso, é importante que haja um controle alimentar e prática regular de atividade física.

  • (8) Temperatura ambiente = Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.

Acelere o seu metabolismo

  • Para acelerar o metabolismo é importante fracionar as refeições 5-6 vezes ao dia (o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições), comer devagar, mastigando bem os alimentos e reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas. Alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras) levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo. A prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos (caminhada, natação, ciclismo, esteira, bicicleta, ajuda muito. A taxa metabólica aumenta 25% durante 12 a 15 horas após os exercícios aeróbicos intensos.

  • Não pular refeições e evitar dietas rígidas também ajuda a acelerar o metabolismo. Quando se faz uma dieta para emagrecer, o metabolismo basal fica com um gasto calórico menor como uma forma de defesa (reserva), e quanto menor a ingestão calórica diária, menor será o metabolismo, pois o organismo vai interpretar essa situação como uma ameaça. 
  • A depressão do metabolismo basal com dietas sem orientação e/ou acompanhadas com inibidores de apetite leva o organismo a reagir com mecanismos de preservação de calorias e a conseqüência é a dificuldade de se perder gordura corporal, além do risco de desenvolvimento de cálculos na vesícula. 
  • Por isso, a dieta deve ser equilibrada do ponto de vista nutricional e as calorias oferecidas devem ser compatíveis com a necessidade individual de cada pessoa, caso contrário o programa de emagrecimento será um verdadeiro fracasso. O ideal é fazer de cinco a seis pequenas refeições diárias e reduzir a ingestão calórica, calculando uma perda de peso de até 500g por semana, de forma segura e com bons resultados a longo prazo.
Fonte:  
Dra. Jocelem Mastrodi  Salgado** - É Professora Titular de Nutrição do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ/USP/Piracicaba onde orienta trabalhos de pesquisa à nível de Pós-Doutorado, Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica para alunos do Brasil e do Exterior. É autora dos livros: "Previna Doenças. Faça do Alimento o seu Medicamento"; "Pharmácia de Alimentos. Recomendações para Prevenir e Controlar Doenças", "A Alimentação que Previne Doenças - Do Pré Natal ao 2º Ano de Vida do Bebê" e "A Alimentação que Previne Doenças - Do Pré escolar Adolescência". 
Acesse o site da Dra. Jocelem e no site da SBAF - Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, do qual a doutora é presidente, clicando nestes links → www.jocelemsalgado.com.br   http://www.sbaf.org.br

 

 

 

2 comentários:

Blog da Mary disse...

Oi Angela, excelente matéria da Dra. Jocelem, muito bem explicada, espero que esta blogagem faça surtir efeito e que as pessoas obesas abram os olhos e fechem a boca....(risos)
Obrigada por ter colaborado.
Bjs e bom fim de semana

Denise Carceroni disse...

Seu post já está no Infobeso. Sua participação na campanha foi muito importante, o blog está aberto para novos posts.
Obrigada pela contribuição!

Um abraço

Profª Esp. Denise Carceroni