ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sobre Suplementação!!!

A importância da suplementação nutricional

Por Chico Damaso**

Com o estresse dos tempos modernos, agito das grandes cidades e pessoas cada vez mais apressadas, cabe ao nutricionista ou ao médico identificar as deficiências nutricionais de cada paciente para orientá-lo corretamente em sua alimentação. Em muitos casos, é necessário complementar esta dieta com os nutrientes que o indivíduo não consegue ingerir na quantidade necessária.

A orientação é do dr. Dan L. Waitzberg, diretor do GANEP Nutrição Humana e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

“Já é sabido que uma dieta equilibrada é peça-chave para a manutenção da saúde. Mas nem sempre é possível a ingestão das seis a nove porções de frutas, legumes e vegetais, por exemplo”.

O especialista explica que há grupos que não têm condições de se alimentar nesta quantidade, tais como os idosos, por sua condição fisiológica, dificuldade de mastigação; ou as crianças, que geralmente são avessos a esses alimentos.

“Há também as grávidas, e os esportistas, que precisam de quantidades ainda maiores de nutrientes. Para todos estes grupos, para todas as deficiências, há suplementos que podem fornecer os nutrientes escassos na dieta, favorecendo a manutenção da saúde e prevenção de doenças”, afirma dr. Dan.

Atualização

Todas estas especificações, as particularidades dos suplementos, indicações e contra-indicações
serão abordadas em um curso promovido pelo Ganep em 25 de outubro, das 9h às 17h.

O Curso de Suplementação Nutricional: Como e Quando Prescrever será oferecido em aulas com duração entre 15 e 45 minutos, com temas como alimentação e qualidade de vida, uso e prescrição de suplementos, ácidos graxos, ômega 3, fibras e suplementos acompanhados de atividades físicas.

Segundo a nutricionista Viviane Chaer Borges, o curso também apresentará a importância de uma alimentação correta na redução de riscos de doenças, bem como na aceleração da recuperação e na qualidade de vida.

O curso é voltado para nutricionistas, médicos, estudantes, enfermeiros, farmacêuticos e demais profissionais interessados, com a proposta de oferecer informações e orientações sobre como, quando e porque prescrever a suplementação nutricional. O curso tem vagas limitadas.

Mais informações em (11) 3284-6318.

Chico Damaso
** - Jornalista chefe do Site Nutritotal - É especialista em jornalismo nas áreas de saúde e medicina. Formado em jornalismo há 20 anos pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Fonte: Nutritotal - www.nutritotal.com.br

Nenhum comentário: