ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Dicas de Saúde e beleza para homens!!!

Conheça as principais dicas de saúde e beleza para homens

Por ***Dra. Andréa Dário Frias

Em um ambiente cada vez mais competitivo, a aparência passou a contar, e muito, para o sucesso profissional do homem. Além disso, a independência feminina trouxe, entre outras conquistas, a exigência de parceiros apresentáveis. O quesito conta bancária tem perdido espaço para itens como inteligência, bom humor e, evidentemente, boa aparência. Para manter a forma, a saúde e a beleza da pele e dos cabelos as principais dicas são:

  1. Mantenha um peso adequado para sua altura: fracione suas refeições (4-5 refeições diárias) e coma alimentos variados, enfatizando os grãos integrais, as frutas e hortaliças. Evite gorduras e açúcar em excesso, consuma carnes magras e aves sem pele, dando preferência para peixes como salmão, atum, sardinha, cavala, ricos em gorduras importantes para a saúde (ricos em ácidos graxos ômega-3);
  2. Se tiver dificuldades para emagrecer, conte com a ajuda de alimentos substitutos de refeição e alimentos ricos em fibras, que promovem saciedade e perda de peso eficaz. Os chás verde e branco também ajudam no emagrecimento, à medida que aumentam a termogênese, ou seja, a taxa pela qual as calorias são queimadas;
  3. Consuma bebidas alcoólicas com moderação: elas fornecem calorias, mas não nutrientes, por isso engordam e causam outros problemas para a saúde. Uma lata de cerveja, por exemplo, possui 147 kcal; isso significa que em uma reunião com amigos, o consumo de 3-4 latinhas pode representar quase 500kcal a mais no seu dia. Somado ao consumo de aperitivos altamente calóricos como amendoins, salames, queijos amarelos etc, o valor calórico pode ultrapassar 1000kcal. É sempre bom lembrar que o consumo de 2 cálices de vinho tinto ao dia, mas não mais do que isso, pode ser benéfico para o coração;
  4. Depois dos 40 anos, o organismo do homem, assim como o da mulher, sofre um declínio crescente da produção e renovação de colágeno. Para ajudar na reposição dessa proteína importante para a firmeza da pele e beleza dos cabelos, consuma diariamente 10g de colágeno hidrolisado;
  5. Se você já passou dos 50 anos, pode precisar de uma suplementação de minerais e vitaminas. Verifique com seu médico a necessidade do consumo de minerais como cálcio, zinco, selênio e vitaminas A, C, E, B12, ácido fólico entre outras;
  6. Mexa-se, gaste calorias por meio de atividade física regular. Faça pelo menos 30 minutos de uma atividade física aeróbica todos os dias tais como correr, pedalar, nadar etc;
  7. Cuidado com o cigarro, um dos maiores vilões da sua saúde. Busque ajudar para eliminar esse risco de sua vida;
  8. Use filtro solar todos os dias com fator de proteção entre 15 e 30, pelo menos no rosto, pescoço e mãos; à noite, não tenha vergonha de limpar sua pele e usar um bom creme hidratante ou anti-rugas.

Faça exames preventivos

Exames preventivos são fundamentais para se ter uma vida mais longa, tranqüila e saudável, principalmente porque permitem o diagnóstico precoce de várias doenças. Conheça os principais exames que o homem deve fazer:

  • Medida da pressão arterial: Antes dos 50 anos, a pressão deve ser avaliada a cada 2 a 5 anos. A avaliação deve ser anual se você tiver mais de 50 anos ou se houver história familiar de hipertensão arterial, doenças cardíacas ou renais, derrame, diabetes ou se estiver com sobrepeso.
  • Colesterol: um teste sangüíneo que mede o colesterol, incluindo o LDL ("mau" colesterol) e o HDL ("bom" colesterol) pode ajudar a avaliar o risco de doença cardíaca. Começando aos 20 anos, os testes devem ser feitos a cada 5 anos, se os resultados forem normais. Se os resultados vierem alterados ou houver história familiar de doença coronária, o médico irá definir a freqüência com que eles devem ser realizados.
  • Exame do intestino: é realizado para detectar pólipos e lesões cancerígenas. Deve ser feito a partir dos 50 anos e se for normal, a cada 3 ou 5 anos. Se houver história familiar de pólipos, câncer de intestino ou colite ulcerativa, esta freqüência deve ser maior.
  • Exame da próstata: deve ser feito a cada ano a partir dos 40, e inclui o toque retal e a medida sangüínea do PSA (antígeno específico da próstata). Se a pessoa for da raça negra ou tiver história familiar, iniciar este exame antes dos 40 anos.
  • Exame testicular: o câncer de testículo é o câncer mais comum em homens entre 15 e 35 anos e geralmente tem cura, especialmente se for detectado logo. O próprio paciente deve examinar a si próprio a cada mês, procurando alterações e crescimentos anormais e se notar algo, procurar imediatamente um médico. O exame feito pelo médico deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos.
  • Exame oftalmológico: se você não usa óculos e tem menos de 50 anos, esse exame deve ser feito a cada 3 a 5 anos. Se você usar óculos ou tiver mais de 50, faça esse exame a cada 2 anos. Homens com diabetes, hipertensão arterial ou história familiar de doenças oculares devem ser examinados uma vez por ano.
  • Exame odontológico: deve ser realizado uma vez por ano para avaliar a saúde dos dentes, gengiva, língua e boca e para diagnóstico de câncer. Fumantes devem visitar o dentista com maior freqüência.
  • Exame dermatológico: deve ser realizado uma vez ao ano a fim de avaliar/controlar o envelhecimento precoce, e também prevenir/controlar o aparecimento de cânceres de pele. Homens que ficam ou ficaram expostos ao sol por longos períodos devem tomar cuidados redobrados com a pele, principalmente rosto e mãos. O uso de bonés/chapéus e protetores solares são indicados.

***Dra. Andréa Dário Frias - É Mestre-Doutora em Ciência da Nutrição e Tecnologia de Alimentos pela USP e UNICAMP, com Pós-Doutorado em Nutrição pela ESALQ/USP. Coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita

Um comentário:

Anônimo disse...

que LUXO esse blog!