ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Atenção profissionais da saúde, pais, cuidadores e público em geral!!!


Nos textos abaixo estão descritos em forma de perguntas e respostas os danos que a deficiência de vitaminas e minerais podem causar a saúde, juntamente com as provedências que devem ser tomadas para evitar as causas e efeitos dessas carências. Gosto de postar esses tópicos porque essas ações do Ministério da Saúde são fundamentais para o controle de doenças de origem nutricional, sejam elas causadas pela falta ou excesso de nutrientes. Meu interesse nessa área é porque adoro tudo relacionado à Nutrição em Saúde Pública.

Carência de Micronutrientes

Uma em cada três pessoas no mundo é afetada pela deficiência de vitamina A, ferro ou iodo. Manifestações clínicas dessas carências, como morte materna e infantil, resposta imunológica diminuída, cegueira, retardo mental e anemia, afetam mais de meio bilhão da população mundial.

Esses efeitos devastadores são somente parte do problema. Outros dois bilhões de pessoas residentes em áreas de baixo nível socioeconômico, tanto na área urbana quanto na rural, são deficientes marginais em micronutrientes, impossibilitados de alcançar seu potencial de desenvolvimento físico e mental.

As ações do Ministério da Saúde que objetivam reduzir as deficiências de micronutrientes na população brasileira estão apoiadas também na suplementação com megadoses de vitamina A e suplementos de sulfato ferroso, na fortificação de alimentos, como farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico e na adição de iodo no sal para consumo humano.

"A alimentação e a nutrição são fundamentais para o desenvolvimento humano e devem estar inseridas em um contexto de ações integradas voltadas para a prevenção e a promoção da saúde e de modos de vida saudáveis".

Fonte: Ministério da Saúde - Cadernos de Atenção Básica à Saúde

Nenhum comentário: