ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Alimentação saudável na Doença de Crohn!!!


Doença de Crohn - Procedimentos Básicos Para a Boa Saúde

Uma alimentaçao balanceada, com vários tipos de alimentos, como verduras, legumes, carnes, laticínios, frutas e cereais, é capaz de suprir as necessidades médias dos indivíduos. Uma boa medida é não ficar restrito a um só tipo, ou grupo de alimentos.

Cada pessoa deve tentar se alimentar da maneira mais correta dentro de suas preferências e de suas condições no momento.

Na intricada cadeia de formação do corpo humano e de sua constituição, os nutrientes - proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais - têm papel fundamental e podem ser comparados ao material utilizado na construção de um prédio.

Na falta de qualquer um deles, a obra estaciona naquele setor ou desanda de maneira geral. Assim sendo, eles são divididos em três grupos de elementos conhecidos como construtores, reguladores e energéticos.

Os construtores, ou plásticos, encontrados nas proteínas, minerais e na água (carne e derivados, leite, ovos e leguminosas), são fundamentais para a construção e reparação dos tecidos orgânicos, sintetizando as nossas próprias proteínas.

Os reguladores, presentes na água, minerais, celulose, vitaminas e proteínas - tirados de frutas e hortaliças - respondem pelos processos orgânicos e condições internas do corpo.

E os energéticos, por fim, que são fonte de calor e energia, retirados dos açúcares, gorduras e proteínas dos cereais e derivados.

Com esses três grupos de nutrientes incluídos na alimentação obtém-se uma dieta equilibrada e completa.

Não existe na alimentaçào dos indivíduos com colite ulcerativa e doença de Crohn, alimentos permitidos e proibidos. Há na verdade uma individualização, onde cada indivíduo é um ser único que deve ser assim tratado.

Alguns alimentos podem ser excluídos temporariamente para uma melhor evolução no tratamento.

Não existem alimentos milagrosos. O importante é compor uma alimentaçào equilibrada, estabelecendo a harmonia entre o gasto de energia e as calorias ingeridas.

O profissional nutricionista poderá ajudar na determinação do total de energia que deve ser consumida, no total de energia que está sendo gasto, se há algum nutriente deficiente e como melhor compor o cardápio diário para atender a todos os requisitos para uma boa saúde e reposição dos nutrientes perdidos. Consulte sempre seu Nutricionista!!!

Fonte: Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn - ABCD - www.abcd.gov.br

Nenhum comentário: