ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Sobre Multimistura!!!

Multimistura - Esse tema é bem controverso, mas enfim, o CFN - Conselho Federal de Nutrição proíbe a prescrição da multimistura pelo profissional nutricionista. Segue abaixo um texto publicado pelo Ministério da Saúde esclarecendo algumas dúvidas com relação a esse assunto. O melhor mesmo é prescrever sempre que possível, uma dieta balanceada, com alimentos saudáveis, e é claro, dentro das possibilidades de cada paciente/cliente.
O Ministério da Saúde esclarece que a multimistura, um composto de farelos e outros ingredientes, nunca foi adotada como estratégia nacional para o tratamento da desnutrição infantil. O Ministério da Saúde também não compra nem distribui alimentos à população. Assim, não têm fundamento as notícias de que a pasta teria substituído a multimistura por alimentos industrializados.
Estudos recentes apontam que a multimistura contém pequenas quantidades de calorias e nutrientes e alto teor de fibras, o que dificulta a absorção especialmente a do ferro. As pesquisas também recomendam que não seja utilizada em crianças desnutridas, por causar agressão à mucosa intestinal. Além disso, se não produzida em condições apropriadas, pode gerar um alto grau de contaminação microbiológica.
A Sociedade Brasileira de Pediatria e o Conselho Federal de Nutricionistas não recomendam a utilização da multimistura.
A Pastoral da Criança, em sua ação nacional, deixou de utilizar o composto, a partir de pesquisas. A adoção de uma política intersetorial, que associa programas como Bolsa Família e Saúde da Família, possibilitou a queda da desnutrição infantil.

**Texto enviado por email pela nutricionista Gisele Mêne de Castro (exceto o primeiro paragrafo que é a opinião do Blog), e foi publicado no site http://portal.saude.gov.br/

Nenhum comentário: