ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

terça-feira, 22 de julho de 2008

DII - Doença Inflamatória Intestinal!!!

Doença de Crohn - Minha filha mais velha que tem agora 22 anos é portadora. Então postei aqui ,esse texto maravilhosamente simples e muitíssimo bem explicado, e que foi publicado pelo Site da ABCD - (Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn). Espero com isso ajudar aqueles que realmente precisam, porque não é nada fácil conviver com essa doença, e pior ainda é a falta de informação e a dificuldade em se fazer um diagnóstico precoce.

***Atenção - Todas estas informações são a título de esclarecimento, não servindo como formas de tratamento ou dietoterapia, seu médico(a) e nutricionista são os unicos que podem trata-lo ou tirar suas dúvidas mais específicas.

O que é Doença de Crohn - A doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve a grave,mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vidas ativas e produtivas.A doença de Crohn é crônica. Não sabemos qual é a sua causa.

Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença. Como a doença de Crohn se comporta como a colite ulcerativa (é dificil diferenciar uma da outra), as duas doenças são agrupadas na categoria de doenças inflamatórias intestinais (DII).

Diferentemente da doença de Crohn, em que todas as camadas estão envolvidas e na qual pode haver segmentos de intestino saudável normal entre os segmentos do intestino doente, a colite ulcerativa afeta apenas a camada mais superficial (mucosa) do cólon de modo contínuo.

Dependendo da região afetada, a doença de Crohn pode ser chamada de ileite, enterite regional ou colit, etc.

Para reduzir a confusão, o termo doença de Crohn pode ser usado, para identificar a doença, qualquer que seja a região do corpo afetada (íleo, cólon, reto, ânus, estômago, duodeno, etc.). Ela é chamada doença de Crohn, porque Burril B. Crohn foi o primeiro nome de um artigo de três autores, publicado em 1932, que descreveu a doença e significou um marco.

Medicamentos mais usados no controle da Doença de Crohn

Asacol (mesalamina) - já tradicional para o tratamento e manutenção da Colite Ulcerativa - tem um site educativo muito interessante. http://www.living-better.com/

Certolizumabe - Anti-TNF humanizado, semelhante ao Infliximabe.Cimzia - droga anti-TNF humanizadas semelhantes ao Infliximabe, se mostram bem eficientes na remissão dos sintomas da doença de crohn.

Corticosteróides - incluem a prednisona e a prednisolona, afetam a capacidade do corpo de iniciar e manter um processo inflamatório e funcionam para suprimir o sistema imune. São usados em pacientes com Doença Inflamatória Intestinal moderada a grave.

Humira - nome comercial da droga Adalimumabe, utilizada no tratamento da Doença de Crohn. O medicamento que é biológico é um anticorpo anti-TNF 100% humanizado que tem como principal ação diminuir o TNF (Fator de Necrose Tumoral) que é o principal mediador da inflamação na Doença de Crohn. http://www.humira.com/

Interleucina 10 - droga imunomoduladora que agiria nos casos de Doença de Crohn ativa, resistentes ao tratamento convencional. Resultados iniciais promissores

Linfocitoaférese - tratamento de Doença de Crohn cronicamente ativa (dependente de cortisona) através de máquina que filtra o sangue. Realizado inicialmente em Memphys (EUA) e posteriormente e, Sâo Paulo (BR).

Lipoxina - molécula natural do organismo que exerce uma potente ação antiinflamatória e tem efeito imunomodulador na doença de Crohn.

Methotrexate - imunossupressor - em uso em alguns centros para o tratamento da Doença de Crohn, principalmente nos casos resistentes ao tratamento convencional.

Natalizumabe - inibe a migração dos leucócitos (glóbulos brancos) através dos vasos sanguíneos, reduzindo assim a inflamação no intestino nos pacientes de Crohn.

Prometheus - laboratório especializado que investiga métodos imunogenéticos para diagnóstico e para avaliação de resposta terapêutica em Doenças Inflamatórias Intestinais. http://www.prometheuslabs.com/

Remicade (infliximabe)(anticorpo monoclonal anti fator de necrose tumoral alfa) - droga de administração endovenosa para tratamento de Doença de Crohn. Já no mercado brasileiro. http://www.remicade.com.br/

Rifaximina - antibiótico de uso oral que controla crises de diarréia.

Tysabri - medicamento para os casos de moderado a severo da doença de Crohn.

Teduglutide - droga aplicada em injeções subcutâneas diárias nos pacientes com síndrome do intestino curto.

Zorbtive - hormônio de crescimento recombinante (criado pela engenharia genética para substituir o hormônio natural). Medicamento para pacientes dependentes de alimentação parenteral por um longo tempo para repor vitaminas, nutrientes e água no seu organismo. http://www.zorbitive.com/

Consulte sempre seu médico!!!

Nutrição na Doença de Crohn

Uma alimentaçao balanceada, com vários tipos de alimentos, como verduras, legumes, carnes, laticínios, frutas e cereais, é capaz de suprir as necessidades médias dos indivíduos. Uma boa medida é não ficar restrito a um só tipo, ou grupo de alimentos. Cada pessoa deve tentar se alimentar da maneira mais correta dentro de suas preferências e de suas condições no momento.

Na intricada cadeia de formação do corpo humano e de sua constituição, os nutrientes - proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais - têm papel fundamental e podem ser comparados ao material utilizado na construção de um prédio. Na falta de qualquer um deles, a obra estaciona naquele setor ou desanda de maneira geral. Assim sendo, eles são divididos em três grupos de elementos conhecidos como construtores, reguladores e energéticos.

Os construtores, ou plásticos, encontrados nas proteínas, minerais e na água (carne e derivados, leite, ovos e leguminosas), são fundamentais para a construção e reparação dos tecidos orgânicos, sintetizando as nossas próprias proteínas.

Os reguladores, presentes na água, minerais, celulose, vitaminas e proteínas - tirados de frutas e hortaliças - respondem pelos processos orgânicos e condições internas do corpo.

E os energéticos, por fim, que são fonte de calor e energia, retirados dos açúcares, gorduras e proteínas dos cereais e derivados.

Com esses três grupos de nutrientes incluídos na alimentação obtém-se uma dieta equilibrada e completa.Não existe na alimentaçào dos indivíduos com colite ulcerativa e doença de Crohn, alimentos permitidos e proibidos. Há na verdade uma individualização, onde cada indivíduo é um ser único que deve ser assim tratado.

Alguns alimentos podem ser excluídos temporariamente para uma melhor evolução no tratamento.

Não existem alimentos milagrosos. O importante é compor uma alimentaçào equilibrada, estabelecendo a harmonia entre o gasto de energia e as calorias ingeridas.

O profissional nutricionista poderá ajudar na determinação do total de energia que deve ser consumida, no total de energia que está sendo gasto, se há algum nutriente deficiente e como melhor compor o cardápio diário para atender a todos os requisitos para uma boa saúde e reposição dos nutrientes perdidos.

Consulte sempre seu/sua Nutricionista!!!

** Todo o texto, exceto o primeiro paragráfo está publicado no site da ABCD - www.abcd.org.br

Um comentário:

pollicino disse...

Ciao sono venuto a salutarti,grazie per la visita ancora,un saluto dall'Italia,ciao..........pollicino