ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Dicas de Nutrição!!!

Eu adoro esse site http://www.mpnutricao.com.br/. Lá tem dicas ótimas sobre nutrição, tudo muito simples e super bem explicado. Visite e veja como é realmente muito bom.
Dicas de nutrição:
**Introduza sucos energizantes no seu dia-a-dia, pois eles são ricos em vitaminas e minerais.
**Varie nas cores e texturas e aproveite para usar verduras na composição.
**No desjejum, os sucos fornecem energia para enfrentar os desafios do dia.
Confira algumas combinações boas:
- Abacaxi, maçã e gengibre: 1 fatia de abacaxi, ½ maçã, uma fatia pequena de gengibre e um pouco de água.
- Melancia com salsinha: 1 fatia grande de melancia e um punhado de salsinha.
- Abacaxi, mamão papaya e cenoura: uma porção de cada ingrediente e um pouco de água.
- Erva doce com maçã e pêra: uma porção de cada ingrediente e um pouco de água.
- Pêra gengibre e beterraba: uma porção de cada ingrediente e um pouco de água.
- Quando estiver com muita pressa ou quiser um super energizante, experimente o suco de clorofila. Porções individuais congeladas são vendidas em lojas de produtos naturais. É só colocar um pouco de água, um pedaço de abacaxi ou maçã e bater. É a melhor forma de manter o pique.
- Para você saber como combinar melhor frutas e vegetais, segue uma lista de algumas vitaminas minerais e suas principais fontes:
***Vitamina A: auxilia no crescimento e combate a cegueira noturnaFonte: vegetais verdes escuros e amarelos, cenoura, manga, mamão, óleo de fígado de bacalhau, leite integral e gema de ovo.
***Vitamina D: responsável pela formação dos ossos e dentes - Fonte: leite, manteiga, ovos, fígado e margarina.
***Vitamina E: responsável pelo metabolismo das gorduras e para o aproveitamento da vitamina A - Fonte: cereais integrais, germe de trigo, espinafre, ovos, castanhas e nozes.
***Vitamina C: aumenta a resistência do corpo, protege as gengivas e ajuda a absorver o ferro - Fonte: laranja, caju, acerola, goiaba, abacaxi, tomate e couve-flor.
***Vitamina B1: auxilia no metabolismo energético e no sistema nervoso - Fonte: cereais integrais, leite, farelos, aveia, amendoim, levedo de cerveja e hortaliças verdes.
***Vitamina B2: deixa a pele, unhas e cabelo mais saudáveis - Fonte: cereais integrais, leite, ovos, queijo, vegetais verdes, peixe e carnes.
***Vitamina B6: ajuda a assimilar adequadamente a proteína e as gorduras - Fonte: levedo de cerveja, farelo e germe de trigo, fígado, rins, soja, melão, repolho, melado, arroz integral, ovos, aveia e nozes.
***Ácido Pantotênico ou vitamina B5: evita a fadiga - Fonte: ovos, cereais integrais, soja, carne, fígado e amendoim.
***Vitamina B12: previne a anemia, proporciona mais energia - Fonte: fígado, rins, carnes, peixes, leite, ovos e frutos do mar.
***Ácido fólico: ajuda combater a anemia - Fonte: verduras verde-escuras, cenoura, fígado, gema, melão, abóbora, abacate, feijão, trigo e centeio integral.
***Cálcio: importante para o crescimento e a manutenção dos ossos - Fonte: leite, queijos, iogurte, sorvetes, brócolis, feijão, peixe e nozes.
***Potássio: regula os batimentos cardíacos e as contrações musculares - Fonte: tomate, banana, laranja, melão, nozes, sardinha, espinafre e cereais integrais.
***Ferro: importante na formação das células vermelhas, prevenindo a anemia - Fonte: fígado, carnes, feijão e vegetais verde-escuros.
***Manganês: combate a fadiga e melhora os reflexos musculares - Fonte: nozes, verduras, gema de ovo e cereais integrais, abacaxi e cenoura.
***Magnésio: ajuda o bom funcionamento dos nervos e dos músculos - Fonte: nozes, frutas, leite, cereais e folhas escuras.
**Todo o crédito da matéria é da Dra. Marli Peçanha (Nutricionista), e do site "http://www.mpnutricao.com.br/mp_nutricao_dicas_nutricao.htm".

Nenhum comentário: