EM DEFESA DA REGULAMENTAÇÃO DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS
É imprescindível e urgente que a sociedade exija que o amplo processo democrático de discussão do teor da resolução seja respeitado, garantindo que o texto final publicado seja aquele resultante do processo de consulta pública - aprovado em audiência pública, ocorrida em 20 de agosto de 2009. É inadmissível que a ANVISA suprima trechos, em especial aqueles que protegem a criança, principal vítima da publicidade de alimentos e bebidas não saudáveis. A publicidade desse grupo de alimentos contribui para a atual epidemia de sobrepeso e obesidade em crianças, que vem ocorrendo no Brasil e no mundo, o que fez com que a Organização Mundial de Saúde aprovasse, em maio deste ano, uma recomendação orientando os países membros das Nações Unidas a restringir a publidade de alimentos direcionada a crianças.
ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), IDEC ( Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) INSTITUTO ALANAFBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) INCA (Instituto Nacional de Câncer).
POSICIONE-SE!!!
Sua manifestação deve ser encaminhada para os seguintes e-mails:
(direcionada ao público infantil)
Desde 2005, a ANVISA vem debatendo uma proposta de regulação da publicidade de alimentos com alto teor de açucar, gorduras saturadas, gorduras trans e sódio e de bebidas de baixo valor nutricional, especialmente aquela direcionada ao público infantil.Essa discussão originou uma proposta de resolução que, em 2006, foi colocada em consulta pública (CP nº 71/2006) para manifestação de todos os interessados. O fruto desta consulta foi a aprovação do texto final da futura resolução, ainda não publicada.
É imprescindível e urgente que a sociedade exija que o amplo processo democrático de discussão do teor da resolução seja respeitado, garantindo que o texto final publicado seja aquele resultante do processo de consulta pública - aprovado em audiência pública, ocorrida em 20 de agosto de 2009. É inadmissível que a ANVISA suprima trechos, em especial aqueles que protegem a criança, principal vítima da publicidade de alimentos e bebidas não saudáveis. A publicidade desse grupo de alimentos contribui para a atual epidemia de sobrepeso e obesidade em crianças, que vem ocorrendo no Brasil e no mundo, o que fez com que a Organização Mundial de Saúde aprovasse, em maio deste ano, uma recomendação orientando os países membros das Nações Unidas a restringir a publidade de alimentos direcionada a crianças.
ORGANIZAÇÕES QUE APOIAM A CAMPANHA
ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), IDEC ( Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) INSTITUTO ALANAFBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) INCA (Instituto Nacional de Câncer).
POSICIONE-SE!!!
Envie mensagem de apoio à regulamentação de publicidade de alimentos com o texto:Campanha pela regulamentação que proíba publicidade de alimentos e bebidas não saudáveis direcionada a crianças.Apoio a iniciativa da ANVISA na publicação da regulamentação da publicidade de alimentos, conforme texto discutido com a sociedade em consulta pública e aprovado na audiência pública de 20 de agosto de 2009, que definiu requisitos para propaganda, publicidade e promoção de alimentos destinados às crianças.
Sua manifestação deve ser encaminhada para os seguintes e-mails:
Diretores da ANVISA:
Dirceu Raposo de Mello (presidencia@anvisa.gov.br)
Maria Cecília Brito (dimcb@anvisa.gov.br)
Dirceu Raposo de Mello (presidencia@anvisa.gov.br)
Maria Cecília Brito (dimcb@anvisa.gov.br)
Conselho Nacional da Saúde - fonte do texto: Boletin Asbran Francisco Batista Junior (presidencia.cns@saude.gov.br)
Fonte do texto e imagem: Boletim Asbran
Imagem: Google.Com
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