ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

terça-feira, 6 de abril de 2010

ੴ ੴ Sobre Cirurgia Bariátrica!!!

Uma visitante leu o post (clique no link e leia a reportagem de Chico Damásio) sobre cirurgia bariátrica no blog, e me fez a seguinte pergunta:

Olá meu nome e Gláucia e fiz a cirurgia , mas constantemente me vem em mente algumas duvidas que , na ansiedade do pré- operatório não perguntei ao meu médico. Uma delas é que tipo de material e usado para granpear o estomago, e se não há possibilidade dele se desfazer com o passar dos anos?

Procurei na Web, e achei essa reportagem abaixo. Com linguagem supersimples, a repórter Emmanuelle Hayashi publicou na Revista Corpore, uma entrevista com uma renomada equipe de São Paulo que faz esse tipo de cirurgia, esclarecendo as principais dúvidas que os pacientes (ou futuros pacientes), tem a respeito de cada método, ou sobre os efeitos que ela causa à vida de cada um (paciente), a curto e a longo prazo.

Cirurgia da obesidade

Se você ainda tem dúvidas, esclareça-as.

Por Emmanuelle Hayashi

A obesidade mórbida é uma doença complexa e grave, causada por diversos fatores, entre eles a predisposição genética, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares, e que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.

Está estreitamente ligada a complicações médicas, psicológicas, sociais, físicas e econômicas e é uma das principais causas de morte em todo o mundo.

Há mais de 20 anos as cirurgias bariátricas têm sido uma importante ferramenta no tratamento da obesidade mórbida. Por se tratar de uma doença tão complexa e que envolve várias áreas da saúde, seu tratamento deve ser conduzido não apenas por um bom profissional, e sim por uma equipe multidisciplinar. Cabe a ela avaliar as condições e indicações cirúrgicas do paciente, além de orientá-lo e solucionar suas dúvidas quanto à cirurgia.

Com o objetivo de esclarecer algumas dessas perguntas comumente realizadas pelos pacientes, a Revista Corpore conversou com profissionais da equipe do cirurgião do aparelho digestivo Paulo Afonso Nassif, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Clique no link e leia a entrevista completa - Revista Corpore

2 comentários:

Unknown disse...

Seus posts são sempre maravilhosos!!!Não deixe esse blog parado hein! Beijos

Nutrição em Foco disse...

Muito bom o artigo, acredito que se mais pessoas escreverem sobre o assunto, com certeza reduziremos o número de casos de obesidade, bem como o preconceito contra aqueles que se encontram nessa condição - a informação e a educação são sempre as melhores armas contra o preconceito!