ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ੴ ੴ Sobre grãos integrais!!!

Imagem - www.google.com

O que os grãos integrais podem fazer pelo seu corpo

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, já que é ela que liga os motores do organismo. Para ser equilibrada, é essencial a presença de grãos integrais, presentes em alguns cereais industrializados, que fornecem quantidades moderadas de energia (calorias) e quantidades significativas dos nutrientes essenciais para a saúde.

A diferença entre o cereal moído ou refinado e o cereal integral é que no primeiro, a maior parte do valor nutricional é perdida, pois o farelo e o gérmen são retirados durante o processo de refinação. Já o cereal integral inclui todas as partes do grão, inclusive o farelo e o gérmen. Cada componente do cereal tem seu valor nutricional, mas é a combinação de todos que potencializa os benefícios à saúde. Observe nas embalagens que contêm cereais, se estão na forma integral:

- Amaranto: contém alto teor de proteína.

- Cevada: contribui na redução do colesterol.

- Trigo-mouro: contém alto nível de rutina, um antioxidante que ajuda a prevenir o depósito de colesterol nos vasos sanguíneos.

- Bulgur: possui alto percentual de fibras.

- Milho: tem o nível mais alto de antioxidantes entre todos os grãos, quase o dobro das maçãs. O termo antioxidante denomina a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres.

- Kamut: tem níveis de proteína e vitamina E mais altos do que o trigo comum.

- Painço: é freqüentemente servido tostado para acentuar seu sabor discreto.

- Aveias: como a cevada, as aveias contêm betaglucano nutriente eficaz na redução do colesterol. Recentes pesquisas relatam que aveias também contêm antioxidantes, que protegem os vasos sanguíneos.

- Quinua: contém a gama completa de aminoácidos essenciais à nutrição humana.

- Arroz: contém vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal. É um cereal muito facilmente digerido.

- Centeio: promove uma sensação rápida e duradoura de saciedade devido ao alto nível de fibras, sendo assim uma boa escolha para quem deseja perder peso.

- Spelt: é mais rico em proteínas que o trigo comum.

- Teff: é rico em ferro e cálcio.

- Triticale: a biodisponibilidade de proteínas do triticale é mais alta que a do trigo e ligeiramente mais alta que a da soja.

- Trigo: principal cereal devido ao seu alto conteúdo de glúten. O trigo colabora na eliminação de toxinas.

- Arroz selvagem ou zizane: tem o dobro de proteínas e fibras que o arroz integral, mas é menos completo, pois possui menos ferro e cálcio.

Fonte: Departamento de nutrição da Nestlé, com base em estudos do Whole Grains Council.

Nenhum comentário: