ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ੴ ੴ Como usar substitutos de refeições, e perder peso de forma saudável!!!

Imagem - Google.com

Estudos confirmam: substitutos de refeição podem ser muito eficazes na perda de peso

Texto: Dra. Andrea Dario Frias - Mestre-Doutora em Ciência da Nutrição e Tecnologia de Alimentos pela USP e UNICAMP, com Pós-Doutorado em Nutrição pela ESALQ/USP. Coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita.

Na luta diária contra a balança, muitos se aventuram em dietas milagrosas, que prometem uma perda de peso rápida e efetiva, mas na maioria das vezes o resultado é uma grande frustração, pois essas dietas restritivas comprometem a saúde e não garantem a manutenção do peso em longo prazo.

Especialistas e profissionais da área têm observado que a sensação de fracasso proporcionada pelo uso de dietas inadequadas de emagrecimento, tem desmotivado e diminuído cada vez mais a aderência das pessoas a tratamentos realmente efetivos, que garantem uma perda de peso eficaz e sua manutenção, além de colaborar para níveis adequados de colesterol, triglicerídeos, pressão arterial, glicemia etc.

Por isso, uma das maiores dificuldades nos programas de perda de peso atualmente é a adesão ao tratamento e o longo prazo muitas vezes estabelecido para se atingir o peso desejado.

Estudos comprovam eficácia dos substitutos de refeição

Estudos recentes têm mostrado que programas de emagrecimento balanceados e hipocalóricos que utilizam alimentos substitutos de refeição podem ser mais eficazes do que dietas convencionais utilizadas com o mesmo objetivo. Esses programas estabelecem a substituição de uma a duas refeições do dia por um alimento com formulação nutricionalmente balanceada, que facilita o controle das calorias consumidas.

O controle calórico, a presença de proteínas, vitaminas e minerais que garantem boa nutrição, a adição de fibras que aumenta a sensação de saciedade e melhora o funcionamento intestinal, o sabor agradável e a facilidade de preparo são as principais vantagens apresentadas pelos substitutos de refeição. Todas essas qualidades podem garantir uma maior probabilidade de adesão das pessoas que precisam perder peso dentro de um programa de emagrecimento com cerca de 1200-1300 kcal/dia.

Um estudo de seis semanas conduzido na Universidade-Hospital de Freiburg na Alemanha, mostrou que uma dieta apoiada por substitutos de refeição é mais eficaz em reduzir fatores de risco metabólico e melhorar as medidas antropométricas do que uma dieta de baixas calorias, restrita em gordura. Os participantes que consumiram 2 porções de substitutos de refeição ao dia perderam mais peso e gordura corporal, e apresentaram menor circunferência da cintura e níveis de triglicerídeos do que aqueles que consumiram uma dieta tradicional para perda de peso.

Resultados semelhantes foram obtidos por um estudo no Brasil, conduzido pela Universidade de São Paulo. Nessa pesquisa de 6 meses, as pessoas que consumiram uma dieta hipocalórica combinada com o uso de substitutos de refeição perderam mais peso e apresentaram níveis menores de triglicerídeos, LDL-colesterol e glicose quando comparadas com o grupo controle.

As pesquisas mostram também que além de serem mais eficientes na perda de peso, os substitutos de refeição são também eficazes em ajudar na manutenção do novo peso. Além disso, podem garantir um melhor consumo de nutrientes essenciais para a saúde das pessoas que precisam emagrecer, fato comprovado por um estudo da Universidade de Nevada nos Estados Unidos. Nesse estudo de um ano, os pesquisadores verificaram que pessoas que incorporaram substitutos de refeição em suas dietas de emagrecimento apresentaram um consumo mais adequado de nutrientes quando comparadas com outras que seguiram uma dieta de perda de peso convencional.

Todo shake para perda de peso é um substituto de refeição?

É muito comum encontrarmos no Brasil alimentos substitutos de refeição na forma de shakes, que devem ser preparados na maioria das vezes com leite desnatado. No entanto, nem todo shake disponível no mercado apresenta as qualidades necessárias para substituir uma refeição completa (café da manhã, almoço ou jantar). Um alimento com essa finalidade deve ser registrado no Ministério da Saúde e seguir normas instituídas pela Portaria nº 30 de 13/01/98 da Anvisa.

Para que esse alimento seja um bom substituto de refeição e cumpra o seu papel de reduzir peso, deve oferecer entre 200 a 400kcal por porção do alimento pronto para consumo (junto com o leite) e as proteínas presentes devem ser de excelente qualidade nutricional, devendo representar no mínimo 25% e no máximo 50% do valor energético total do alimento. Além disso, a formulação deve ser completa em minerais e vitaminas, havendo uma regra específica para esses nutrientes. No rótulo deve haver a informação de que este alimento é próprio para substituir até 2 refeições diárias.

Fica claro que se trata de um alimento especial, completo e balanceado, formulado especificamente para esta finalidade. Não é um alimento qualquer, como muitos encontrados nas prateleiras de supermercados que fazem referência à perda de peso e nem sequer possuem registro no Ministério da Saúde. Por isso, o consumidor deve ficar atento e aprender a fazer a melhor escolha, lendo atentamente o rótulo ou consultando um especialista da área.

Fica evidente também que em todos os estudos discutidos aqui, os substitutos de refeição foram eficazes quando utilizados como parte de um plano alimentar saudável e hipocalórico. Por isso, é importante contar com o apoio nutricional de um especialista da área ou profissionais da saúde que as empresas fabricantes desses alimentos disponibilizam aos seus consumidores.

Inseridos em cardápios balanceados de 1200-1300kcal, os substitutos de refeição poderão ser muito úteis para as pessoas que precisam de um estímulo a mais para emagrecer com saúde e de forma eficaz.

Do blog - Se tiver alguma dúvida quanto a ingestão de substitutos de refeições, e-ou tiver alguma patologia associada, não consuma alimentos ou nutrientes que possam lhe fazer mal, sem o conhecimento do seu-sua Nutricionista.

Nenhum comentário: