ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

ੴ ੴ Suplementos vitamínicos: riscos e benefícios!!!


Por Chico Damaso**

De acordo com estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, o consumo de suplementos vitamínicos pode cortar parte dos efeitos benéficos da prática de exercícios físicos. Segundo a pesquisa, os exercícios físicos ajudam a aumentar a sensibilidade do organismo à insulina por meio da produção de oxigênio reativo, ou radicais livres, prevenindo o dano celular após o esforço.

O oxigênio reativo, ou radicais livres, são moléculas instáveis liberadas pela queima de oxigênio no processo de respiração celular. Importante também no combate a infecções, pode ser prejudicial se em excesso, levando ao estresse oxidativo.

De acordo com o dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), nosso organismo é capaz combater estes radicais livres naturalmente e manter-se estável por meio de uma alimentação equilibrada, boas noites de sono e baixo nível de estresse.

“Os processos oxidativos fazem parte do nosso organismo e de todo o conjunto de reações metabólicas, inclusive para a formação de energia. Os processos antioxidativos também ocorrem espontaneamente, evitando a degeneração celular”, afirma.

Segundo o especialista, o que devemos evitar é o desequilíbrio, ou seja, a formação de radicais livres predominando sobre o não oxidativo. “Esta situação de estresse oxidativo favorece o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas”.
Para manter o equilíbrio, é essencial a manutenção do peso corporal por meio de uma boa alimentação com frutas, verduras, legumes e alimentos integrais; dormir bem e praticar atividade física moderada, sem cometer excessos. “Cada um tem sua individualidade que deve ser respeitada. São condições básicas para o nosso dia-a-dia”, argumenta dr. Durval.

O estudo

Conduzido por Michael Ristow e colegas, da Universidade de Jena, na Alemanha, o estudo comparou a sensibilidade à insulina e a quantidade de oxigênio reativo produzido em homens que se exercitaram e receberam doses diárias de vitaminas C (1 g) e E (400 mg) com as informações de outros voluntários que passaram por atividades físicas sem a ingestão de antioxidantes sob a forma de suplementos.
Os que consumiram os suplementos não apresentaram alterações em seus níveis de oxigênio reativo, enquanto que os demais tiveram aumento na formação de radicais livres.

Quatro semanas depois, o estresse oxidativo induzido pelos exercícios melhorou a sensibilidade à insulina naqueles que não tomaram os suplementos, causando uma resposta adaptativa por meio da promoção da capacidade de defesa antioxidante.
Por este motivo, os pesquisadores presumem que os radicais livres provavelmente têm um efeito benéfico ao aumentar a sensibilidade à insulina. Este efeito é bloqueado quando há suplementação de vitaminas antioxidantes.

Atividade física x Atividade esportiva

Dr. Durval Ribas Filho lembra que existem diferenças entre atividade física e atividade esportiva. “A esportiva é mais intensa, voltada à competição. Estudos já demonstraram que os praticantes não têm uma longevidade maior que a média da população. Já aqueles que praticam atividade física, que são ativos, que caminham, dançam, enfim, que não ficam parados, liberam radicais livres numa concentração moderada”.

Ele explica que aos praticantes de atividades físicas, os nutrientes disponíveis em uma alimentação balanceada geralmente são suficientes para equilibrar os radicais livres.

Já aqueles que têm atividades com finalidade desportiva severa, com muita intensidade, como atletas profissionais, devem ter uma alimentação adequada para o seu grau de esforço, e um cuidado muito maior.

Os suplementos devem ser indicados por um profissional, que levará em conta as eventuais necessidades de cada organismo. Atletas, praticantes de atividades de grande intensidade, são geralmente os pacientes que recebem esta indicação.

“Os atletas liberam radicais livres em maior concentração, ou seja, há mais chance de estresse oxidativo se não houver acompanhamento adequado”.

O dr. Durval alerta para os riscos de tomar suplementos sem orientação profissional e exames complementares.

“Ao invés de favorecer seu organismo a combater os radicais livres, favorecerá ao organismo a produção excessiva de radicais livres. Doses relativamente altas de suplementos, sem orientação médica, podem ultrapassar as necessidades orgânicas, levando ao estresse oxidativo”, alerta.

Autor do texto: Chico Damaso** - chicoacontece@uol.com.br - Jornalista chefe do Site Nutritotal - É Formado em Jornalismo pela Universidade Casper Líbero.

Nenhum comentário: