ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Sobre proteínas!!!


PROTEÍNA - INDISPENSÁVEL PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

As proteínas são tão importantes ao nosso organismo quanto os carboidratos e as gorduras. Portanto, para quem deseja ter uma alimentação saudável e equilibrada não pode nem pensar em retirá-las do cardápio. Em geral as carnes e as leguminosas são fontes diretas de proteína e devem estar sempre presente no cardápio de quem pretende preservar a saúde.


A proteína está diretamente ligada ao fornecimento de energia ao nosso corpo – cada grama de proteína contém 4kcals. Diferente das gorduras, que ficam estocadas no tecido adiposo, sob a forma de massa gorda, as proteínas são quebradas em aminoácidos e, depois, trabalham na produção de anticorpos e na formação dos músculos. Portanto, um organismo sem proteína libera automaticamente a entrada para agentes infecciosos.


Agora imagine o que acontece com quem se propõe a realizar essas dietas malucas, que eliminam ou diminuem drasticamente algum nutriente da alimentação? No caso de dietas que “proíbem” o consumo de proteínas, as reservas protéicas do organismo acabam sendo desviadas de suas funções específicas para o fornecimento de energia, como uma segunda escolha do organismo no lugar dos carboidratos, antes mesmo da gordura armazenada ser queimada para fornecer energia.


Se você está em dúvida em relação à qual fonte de proteína escolher, veja as diferenças nutricionais:

  • 100 gramas de filé mignon grelhado possuem 42,6% a mais de proteína e 20% a mais de lipídios que na mesma quantidade de soja cozida. Enquanto o mignon carrega 103mg de colesterol a leguminosa está isenta.

 

Vejamos as diferenças:

 

  • CARNES: ótima fonte de proteínas de alto valor biológico. É capaz de fornecer aminoácidos, que o organismo não consegue sintetizar, lipídios, ferro e vitaminas do complexo B, essenciais na absorção dos nutrientes e no metabolismo energético. O ferro é extremamente importante, pois é um componente da hemoglobina, responsável por transportar o oxigênio para as células e levar embora o gás carbônico.

  • LEGUMINOSAS: são todos os grãos nascidos em vagens. Possuem, principalmente, boa quantidade de fibras solúveis, importantíssimas para ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL, e da glicemia do sangue. Além de auxiliarem no bom funcionamento do intestino. Outras vantagens é que são pobre em gorduras e fartas em carboidratos complexos, vitaminas do complexo B e minerais. As proteínas vegetais deixam a desejar pela falta da metionina, um aminoácido essencial.

Outro “problema” são os fatores antinutricionais, que podem afetar a biodisponibilidade dos minerais, ou seja, a quantidade de nutrientes absorvida e verdadeiramente utilizada pelo organismo, principalmente o ferro.


Porém, há maneira para prepararmos alimentos que podem nos ajudar, no caso do feijão. Para prepará-lo é preciso que ocorra o processo do molho (12 horas) e que o cozimento (45 minutos) seja feito corretamente. Assim conseguimos preservar a qualidade dos alimentos e a chance de ocorrer interferência na absorção de alguns minerais é menor.


Como o princípio básico da nutrição, a solução é o equilíbrio. Se você optar por consumir tanto carnes quanto leguminosas estará tendo um ótimo aporte de proteína sem prejudicar a saúde.


A seguir um cálculo facilitado para que você possa apurar a quantidade em gramas de proteínas por determinada quantidade de alimentos.


Alimentos

Quantidade

Gramas de Proteínas

Acelga

½ xícara

2

Abacate

1 tamanho médio

4

Amendoim

½ xícara

6

Amendoim, creme de

1 colher de sopa

6

Arroz integral

¾ de xícara

4

Aveia cozida

½ xícara

4

Batata cozida com casca

1 tamanho médio

3

Brócolos (galhos e flores)

¾ de xícara

3

Cebolas

2 pequenas

1

Cenoura cozida

1 xícara

2

Cereais secos

30 gramas

3

Ervilhas secas cozidas

½ xícara

12

Ervilhas frescas

1/3 de xícara

7

Espinafre cozido

½ xícara

2

Feijão - soja cozido

1 xícara

26

Farinha de soja

1 xícara

60

Farinha de trigo integral

1 xícara

8 a12

Feijões cozidos

½ xícara

6

Figos secos

6 de tamanho médio

4

Favas

1 xícara

12

Frutas, uma porção ou

1 fruta

1

Fubá de milho

½ xícara

8

Germe de trigo

½ xícara

16

Glúten de trigo

1 bolinha

22

Grão-de-bico

½ xícara

6

Leite integral ou iogurte

1 xícara

7

Leite em pó desnatado

1 xícara

50 a60

Leite condensado

4 colher de sopa

9

Leite evaporado

½ xícara

7

Lentilhas cozidas

½ xícara

9

Macarrão, espaguete

½ xícara

3

Nozes

½ xícara

14 a 22

Ovo

1

6 a 7

Pão branco

1 fatia

2

Pão integral

1 fatia

3

Queijo amarelo

1 fatia

12

Queijo parmesão

50 gramas

16

Queijo branco mineiro

½ xícara

20

Requeijão ou ricota

¼ de xícara

11 a 12

Vagens

½ xícara

6


Fonte: Herbarium/Lampoblu

Nenhum comentário: