ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

sábado, 25 de outubro de 2008

Sobre alimentação balanceada!!!


Alimentação Balanceada x Mau Humor

 

Alimentação e humor estão intimamente ligados. Assim como alguns alimentos ajudam a equilibrar o organismo, deixando você mais feliz, a falta de certos nutrientes pode levar a uma sensação de desanimo, tristeza e depressão. Veja como você pode tirar proveito da alimentação, a escolha certa de alguns alimentos pode fazer toda diferença no seu dia a dia.   

B de Bem estar

Depressão, tristeza e ansiedade podem estar relacionadas a uma falha dos neurotransmissores, aquelas substâncias que enviam mensagens as células cerebrais. Para levantar o astral inclua na sua dieta alimentos ricos em vitaminas do complexo B.

  • Boas fontes: fígado, salmão, semente de girassol, feijão, arroz integral, atum, aspargos.

Cálcio na TPM

Todo mês é mesma coisa, mau humor, dores nas mamas e uma irritabilidade acentuada. Se essa é a história de sua vida, invista no cálcio, um dos mais eficientes reguladores do humor em mulheres que sofrem da Síndrome Pré Menstrual, de quebra ainda reduz câimbras e inchaços.

  • Boas fontes: leite, queijos, vegetais verde-escuros.

Selênio dá auto-estima

Estudos recentes comprovam que uma dieta rica em selênio aumenta a confiança e reduz a ansiedade, e que o baixo consumo pode levar à depressão.

  • Boas fontes: castanha do pará, ostra, fígado, salmão, atum, carnes magras, peito de frango, farinha de aveia, pão integral.

Zinco para aliviar a raiva

A Irritabilidade, a raiva e depressão tendem a aflorar mais quando há deficiência de zinco no organismo.

  • Boas fontes: fígado, siri, ostra, leite desnatado, germe de trigo, amêndoa.

Ômega 3 contra a depressão

Consuma mais ômega 3, um ácido graxo que equilibra as quantidades de dopamina e serotonina – substâncias responsáveis pela sensação de felicidade.

  • Boas fontes: salmão, atum, cavala, nozes.

Carboidratos que acalmam

Fuga das dietas que eliminam os carboidratos do cardápio. Você emagrece, mas o humor piora. Na falta do carboidrato há uma redução da serotonina que gera alterações de humor, depressão, raiva, agitação, dificuldade de concentração e noites mal dormidas.

  • Boas fontes: pães, massas, cereais (dê preferência aos integrais), batata, aveia, banana, maçã.

Proteínas

Quando o stress exige mais do que apenas relaxar, recorra à tirosina, um aminoácido encontrado em alimentos ricos em proteínas e que ajuda o cérebro a produzir substâncias químicas que induzem ao relaxamento e, ao mesmo tempo, elevam o estado de alerta.

Quanto maior a pressão, mais o cérebro consome tirosina. Por isso, é preciso repor o que foi perdido.

  • Boas fontes: atum, carnes magras, peito de frango, queijo, lentilha, tofu (queijo de soja), ovos.

Orientações importantes, fique atento!!!

  • Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar. O jejum prolongado reduz os níveis de glicose no cérebro e faz com que o mau humor se instale.
  • Beba água. Além de ser responsável por mais de 80% do peso do cérebro, estimula a eliminação de toxinas pelos rins.
  • Cuidado: Açúcar, cafeína e álcool em excesso acabam com o equilíbrio emocional. Elas podem até provocar uma sensação de euforia e excitação, mas é apenas temporária.
  • Gorduras em excesso: Não ajudam em nada, não só por causa dos quilos a mais, elas também retardam a digestão e afetam o nível de transmissão neurológica alterando o humor.
  • Dormir mal deixa o humor de mau também. Além disso, prejudica a memória, a concentração e o rendimento nas atividades físicas.
  • O stress: é um dos responsáveis pela insônia, mas não é o único. Se na dieta faltar magnésio, cobre e ferro isso se agrava.

Nenhum comentário: