ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Sobre Abacate!!!


Texto muito bacana da Dra. Jocelem** sobre o “Abacate”. Fruta antes considerada o terror das dietas, agora sabe-se que ajuda a combater  o LDL (mau colesterol), e ainda dá uma forcinha pro HDL colesterol (bom colesterol), aumentando seus níveis, além é claro de ser fonte de vitaminas. É obvio que deve ser consumido com moderação, por que é calórico, mas nada de deixar de comer por causa disso, há não que você tenha algum tipo de restrição alimentar que o impeça de consumir abacate.

 

Fique atento, se você é portador de alguma patologia, consulte seu/sua nutricionista antes de embarcar em qualquer tipo de dieta, ou resolver comer tudo que ver pela frente, cuide de sua saúde, seja esperto.

 

Abacate


Consumido às colheradas ao natural, na forma de creme, ou mesmo batido com leite, o abacate é uma das frutas mais apreciadas pelos brasileiros. Em outras partes do mundo, contudo, é mais apreciado como parte de saladas de verduras e legumes, que são servidas como acompanhamento de carnes.

 

Apesar de sua versatilidade e valor nutritivo, cada 100g da fruta contém cerca de 170 a 180 calorias, 85% delas proveniente da gordura. O abacate também é fonte de muitos nutrientes, destacando-se as fibras e vitaminas. Esteróis, álcoois, tocoferóis e carotenos também estão presentes. Mesmo não podendo ser considerado como fonte protéica, o abacate contém quantidades muito superiores desse nutriente quando comparado às outras frutas.

 

Benefícios para a saúde

 

  • Estudos recentes indicam que o abacate pode trazer benefícios à saúde, pois a maior parte da gordura dessa fruta é monoinsaturada. Esse tipo de gordura ajuda a diminuir os níveis de colesterol total, LDL colesterol (mau colesterol) e triacilgliceróis além de aumentar os níveis de HDL colesterol (bom colesterol).
 
  • Rico em vitaminas E e C, potentes antioxidantes, o abacate ajuda a promover a saúde dos dentes e gengivas e proteger os tecidos do corpo dos radicais livres. Também contém vitaminas A e do complexo B, uma delas, o folato, promove o desenvolvimento saudável de células e tecidos.
 
  • O abacate também é rico em fitonutrientes que ajudam na redução dos níveis de colesterol e agem como antioxidantes neutralizando a ação dos radicais livres, auxiliando assim, na redução do risco de doenças cardiovasculares e câncer.
 
  • Desta forma, o abacate auxilia no tratamento de doenças crônicas como cardiopatias e dislipidemias, além de ajudar a combater o câncer.
 

O abacate é recomendado para pessoas que querem engordar, mas também pode ser consumido por pessoas que estão fazendo regime desde que em quantidades moderadas (2 colheres de sopa), devido à elevada densidade calórica da fruta. O consumo de meio abacate 3 a 4 vezes por semana é recomendado para podermos obter os benefícios descritos.

 

Fonte: Site Dra. Jocelem Mastrodi Salgado** -  www.jocelemsalgado.com.br

Nenhum comentário: