ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

sábado, 27 de setembro de 2008

Sobre a pirâmide dos alimentos!!!

Excelente matéria do site Minha Vida  sobre a pirâmide alimentar e os grupos de alimentos que a compõe. Leia, e informe-se mais sobre este instrumento feito para que as pessoas possam conhecer bem os alimentos que constituem uma dieta saudável, e conseqüentemente aprendam a escolher melhor os alimentos que devem ser consumidos no seu dia-a-dia. Vale à pena conferir.

 

Pirâmide alimentar: controle o peso com a ajuda dela

 

Minha Vida**

 

Quando se fala em dietas, uma das coisas mais importantes e que não deve ser esquecida jamais é a reeducação alimentar. De nada adianta fazer um regime super restritivo, atingir o peso que tinha como meta e não aprender a comer. Nestes casos, é muito mais provável que você volte a engordar, já que não compreendeu como funciona o organismo e para que serve cada tipo de alimento. E para entender melhor como age cada um dos nutrientes no corpo, a Pirâmide Alimentar é uma ótima opção.

 

A nutricionista Érica Lopes, afirma que "a Pirâmide Alimentar, antigamente representada por uma roda de alimentos, é muito utilizada hoje para ensinar como ter uma reeducação à mesa, pois a partir de seu formato (triângulo), podemos visualizar todos os grupos de alimentos e saber quais podemos ingerir mais e quais devemos evitar".

 

Além de demonstrar para que serve cada grupo alimentar, a Pirâmide pode ser utilizada tanto para emagrecer, quanto para manter o peso ideal, além de servir de base para quem precisar engordar. Segundo a nutricionista, o que diferencia um tipo de alimentação do outro é a importância dada a cada grupo de alimento, e que só poderá ser obtida com a orientação de um profissional."Por tratar-se de uma reeducação alimentar, a Pirâmide ajudará a manter, perder ou ganhar peso, tudo depende da quantidade de alimentos que for utilizada e do objetivo da pessoa", destaca Érica.

 

Vale ressaltar que todos os grupos de alimentos existentes na Pirâmide são essenciais e que uma alimentação balanceada é indispensável para manter a saúde."Cada um destes grupos de alimentos fornece um pouco, mas não todos, os nutrientes que precisamos. Por isso, não podemos substituir um grupo pelo outro, já que todos são igualmente importantes", ressalta a nutricionista. "Para uma boa saúde precisamos de todos os grupos de alimentos", finaliza. Existem também Pirâmides Alimentares especiais destinadas a crianças, a pessoas que praticam atividade física e a idosos.

 

Veja quais são os alimentos de cada grupo e quantas porções, em geral, devemos consumir de cada um:

  • Grupo 1 : os carboidratos (pão, batata, macarrão, arroz) - principal fonte imediata de energia = são os chamados Energéticos.
  • Grupos 2 e 3 : o das verduras, legumes e frutas - fontes de vitaminas, minerais e fibras (essenciais para o bom funcionamento do organismo) = são os chamados Reguladores.
  • Grupos 4, 5 e 6 : o das leguminosas (lentilha, ervilha, feijão, grão de bico e soja) que são as proteínas vegetais; o das carnes (brancas, vermelhas, ovo) que são das proteínas animais e o dos leites e derivados (iogurtes, queijos) também representando as proteínas animais - todos eles têm a função de crescimento, desenvolvimento e formação de massa muscular = são os chamados Construtores.
  • Grupos 7 e 8: o dos óleos, gorduras, açúcares e doces - deverão ser evitados em excesso : = são os também chamados Energéticos.

Porções:

  • O Grupo 1 (Carboidratos) representa de 6 a 11 porções/dia;
  • O Grupo 2 (Verduras e Legumes) representa de 3 a 5 porções/dia;
  • O Grupo 3 (Frutas) representa de 2 a 4 porções/dia;
  • O Grupo 4 (Leguminosas) representa 1 porção/dia;
  • O Grupo 5 (Carnes) representa 2 a 3 porções/dia;}
  • O Grupos 6 (Leites e Derivados) representa de 2 a 3 porções/dia;
  • O Grupo 7 e 8 (Óleos, Gorduras e Doces) usar com moderação.

Fonte: Site Minha Vida** -  www.minhavida.com.br

Nenhum comentário: