ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Função dos alimentos!!!


A alimentação adequada tem um papel fundamental na aquisição e manutenção de uma boa saúde. A dieta ideal é aquela que fornece todos os nutrientes necessários para um perfeito funcionamento do organismo. Veja a seguir os tipos de alimento, suas principais funções e fontes:

CARBOIDRATOS: sua principal função é fornecer energia para as diversas atividades do organismo. Procure ingerir carboidratos complexos (polissacarídeos) como arroz, feijão, batata, pães e frutas, evitando os açúcares simples (monossacarídeos) como doces, balas e açúcar comum (sacarose).
A alimentação deve conter aproximadamente 60% de carboidratos.

LIPÍDIOS: sua principal função é fornecer energia e auxiliar na síntese de hormônios. Evite as chamadas gorduras saturadas, encontradas principalmente em fontes animais como leite integral e derivados (manteiga, nata), carne de porco, óleo de côco e cremes em geral. Retire também toda gordura visível dos alimentos. Dê preferencias às gorduras insaturadas, encontradas principalmente em fontes vegetais como margarina, óleo de milho, soja e girassol.
A sua alimentação deve conter aproximadamente 25% de lipídios.

PROTEÍNAS: sua principal função é manter as estruturas das células e fornecer as substâncias necessárias para a síntese de novas células. Substitua a carne vermelha, carne de porco e derivados (tender, presunto), ricos em gordura saturada, pela carne branca das aves e peixes.
A sua alimentação deve conter aproximadamente 15% de proteínas.

VITAMINAS E SAIS MINERAIS: desempenham papel fundamental em diversas reações químicas do organismo, além de auxiliarem na prevenção de diversas doenças. As principal fontes de vitaminas e sais minerais são as frutas, verduras, carne, ovos e leite.

FIBRAS: correspondem à porção não digestiva dos alimentos, sendo importante para o bom funcionamento dos intestinos, auxiliando inclusive na prevenção do câncer do cólon. As principais fontes de fibras são as frutas, verduras e grãos integrais (trigo integral, aveia, centeio).

Uma refeição ideal deve conter 1 porção de cada grupo alimentar descrito abaixo:

GRUPO DO LEITE E DERIVADOS: leite, queijo, iogurte, requeijão.

GRUPO DA CARNE: carne vermelha, peixe, ovo, soja, frango e aves em geral.

GRUPO DOS CEREAIS: pão integral, aveia, arroz, batata, milho, macarrão e massas em geral.

GRUPO DAS FRUTAS E VERDURAS: frutas em geral, tomate, cenoura, alface, espinafre, pepino, legumes em geral.

Observação do blog: Este texto não serve como indicação dietoterápica. Se você tem algum problema que o impeça de consumir algum tipo de alimento, consulte sempre seu/sua nutricionista, qualquer mudança na sua dieta pode acarretar danos permenantes à sua saúde.

Fonte: IMEN.

Um comentário:

joshua disse...

Loved it.

PALAVROSSAVRVS REX