ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

domingo, 3 de agosto de 2008

Como ter uma alimentção saudável escolhendo bem os alimentos!!!

Leia atentamente cada tópico, neles você vai encontrar dicas de como proporcionar uma alimentação mais saudável para você e sua família, assegurando assim a saúde e o bem estar de todos.

Alimentação saudável
Para ter uma alimentação saudável, não basta conhecer os nutrientes e o valor nutritivo dos alimentos. É necessário saber a melhor maneira de escolher, preparar, conservar e rotular todos os alimentos que vão ser consumidos. Os cuidados com a higiene pessoal, do ambiente e dos próprios alimentos também são essenciais. Todas essas informações são muito importantes para a nossa saúde e precisam ser usadas no nosso dia-a-dia.

Como escolher os alimentos
O valor nutritivo dos alimentos depende de muitos fatores. Um deles é a época da estação ou da safra (para frutas e vegetais). O cheiro, a cor e a textura dos alimentos também vão influenciar seu valor nutritivo. Tudo isso deve ser observado na hora da escolha e da compra. Para evitar qualquer problema e garantir a compra de um produto saudável, siga essas orientações:

Produtos embalados
1 - Verifique o prazo de validade e outras informações que são importantes, como ingredientes utilizados, composição nutricional, modo de conservação e de preparo.
2 - A embalagem precisa estar perfeita. Não pode estar estufada, enferrujada, amassada ou rasgada.
3 - O produto não deve estar com a cor, cheiro ou consistência alteradas.
4 - Observe se o local de armazenamento está em boas condições, se as prateleiras estão limpas, os refrigeradores e freezeres ligados e em temperatura adequada.
5 - Só compre produtos de origem animal com o selo de garantia do serviço de Inspeção Federal(SIF), do Ministério da Agricultura.
6 - O produtor e/ou indústria devem estar identificados no rótulo, assim como o número de registro do estabelecimento.
7 - Se houver qualquer dúvida sobre o uso e conservação do produto, consulte o serviço de orientação ao cliente do local de venda e da indústria.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário: