ੴ ੴ Vamos participar minha gente. A união, faz a força!!!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Como evitar o desperdício de alimentos!!!



Opinião do Blog: Muito interessante esse texto da FAO - CHILE sobre como evitar o desperdício de alimentos desde a lavoura até a mesa. Vale a pena ler e aplicar no dia-a-dia também, nós todos podemos e devemos participar, cabe a cada um fazer a sua parte, dentro é claro das suas possibilidades.

Desperdício de alimentos em época de crise

Solucões ao paradoxo do sistema alimentar global.

Na América Latina e no Caribe 52 milhões de pessoas passam fome e cerca de 9 milhões de crianças padecem de desnutrição crônica, sofrendo danos irreparáveis em seu desenvolvimento. A partir da atual problemática pela alta no preço dos alimentos, diferentes linhas de trabalho estão se desenvolvendo para dissimular este problema. Além das propostas “tradicionais”, há uma medida que pode melhorar de forma rápida e eficaz a disponibilidade total de alimentos: reduzir o desperdício.

Hoje, milhões de toneladas de alimentos em bom estado se desperdiçam a cada dia no planeta, cujo custo se eleva a milhares de milhões de dólares e muitos outros custos paralelos, desde o preço de seu tratamento em locais apropriados até seu custo para a ecologia mundial.

Com isto presente, o projeto da Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome preparou um boletim no marco do Observatório Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, analisando os diferentes custos deste enorme desperdício, seu efeito na economia das famílias, a responsabilidade dos diferentes setores nesta problemática e, principalmente, as possíveis soluções que existem.

Em cada passo da corrente de agrocomercialização – desde o campo até a mesa – podem-se tomar medidas para aproveitar melhor a comida, desperdiçar menos e reciclar as sobras. Um compromisso generalizado é indispensável para proteger o meio ambiente, melhorar a alimentação das pessoas e reduzir eticamente o injustificável desperdício de alimentos. (Publicado 31/07)

Fonte.: REBRAE - FAO Chile


Nenhum comentário: